TENDINOPATIA NO JOELHO

Tendinopatia no joelho é o termo médico genérico usado para designar todas as doenças que acometem um ou mais tendões da articulação do joelho. Tendinopatias são causas relativamente comuns de dor no joelho e são mais frequentes em atletas e praticantes de atividades físicas em geral. A doença do tendão pode ser inflamatória ou degenerativa. Tendinopatias no joelho, quando muito sintomáticas, podem ser bastante incapacitantes. Alguns atletas podem ficar afastados das suas atividades por vários meses por causa de uma tendinopatia no joelho.

TENDINOPATIA

Tendinopatia no joelho é uma das causas comuns de dor em praticantes de atividades físicas e atletas de vários esportes. Tendões são estruturas anatômicas esbranquiçadas, fibrosas, pouco elásticas, não-contráteis, que unem dois ossos. As tendinopatias do joelho podem acometer pessoas de ambos os sexos e de todas as idades, mas algumas pessoas são mais propensas a desenvolver uma tendinopatia no joelho. Essas pessoas fazem parte dos grupos de risco para tendinopatias do joelho.

GRUPOS DE RISCO

Atletas, pessoas acima de 40 anos de idade, pessoas que fazem atividades repetitivas com o joelho, pessoas que fazem uso contínuo de certos medicamentos ( fluoroquinolonas e glicocorticóides ), pessoas que apresentam determinadas doenças crônicas ( dislipidemias, gota, diabetes, nefropatias e artrite reumatóide ), pessoas que apresentam fraqueza nos músculos do joelho e pessoas do sexo feminino são mais suscetíveis a desenvolver uma tendinopatia no joelho.

TENDINOPATIA JOELHO

FATORES DE RISCO

As vezes é difícil identificar a causa exata de uma tendinopatia no joelho. Existem vários fatores de risco que podem levar um tendão do joelho a adoecer. Além de pertencer a um dos grupos de risco citados anteriormente, existem outros fatores de risco que podem estar relacionados ao desenvolvimento de uma tendinopatia no joelho. Treinamentos físicos de alta intensidade, desequilíbrios musculares, falta de alongamento muscular, falta de fortalecimento muscular e esforços excessivos e repetitivos são os fatores de risco mais importantes. Existem teorias multifatoriais para o desenvolvimento das patologias tendíneas do joelho. Sobrecarga tênsil, interrupção da síntese do colágeno pelos tenócitos, isquemia induzida por sobrecarga, brotamento neural, dano térmico e respostas compressivas adaptativas são as teorias mais aceitas. O movimento de deslizamento intratendinoso dos fascículos fibrosos e as forças de cisalhamento entre os fascículos podem ser um fator importante no desenvolvimento das patologias tendíneas, podendo predispor o tendão doente à ruptura. As tendinopatias no joelho são mais comuns de se desenvolverem nos atletas de futebol, basquetebol, voleibol, tênis, natação, beisebol, corridas, esqui e golfe.

TENDINITE E TENDINOSE

A tendinopatia do joelho pode ser inflamatória ou degenerativa. Tendinopatia inflamatória é conhecida como tendinite. Tendinopatia degenerativa é conhecida como tendinose. Tendinite e tendinose são as tendinopatias que acometem o joelho. Existem várias tendinites que podem acometer os tendões ao redor do joelho. As tendinites mais comuns no joelho são: tendinite patelar, tendinite quadricipital, tendinite da pata de ganso, tendinite do bíceps femoral, tendinite do semimembranáceo, tendinite do poplíteo e a síndrome do trato iliotibial. A tendinose mais comum do joelho é aquela que envolve o tendão patelar.

As tendinopatias do joelho podem apresentar vários sintomas. O sintoma mais comum é a dor no tendão. Outros sintomas incluem inchaço, sensação de queimação, dificuldade para movimentar o joelho, rangidos, fraqueza muscular, calor local, pele vermelha e rigidez articular.

JOELHO COM TENDINOPATIA

O diagnóstico de uma tendinopatia do joelho pode ser feito pelo exame físico da articulação e por exames de imagem. A ressonância magnética é o melhor exame para se fazer o diagnóstico das tendinopatias do joelho. O exame mostra com bastante precisão os processos inflamatórios e degenerativos dos tendões.

Na maioria das vezes o tratamento das tendinopatias do joelho é conservador. Repouso, medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia são os tratamentos mais comuns. Dependendo do grau da tendinopatia, o tratamento poderá durar várias semanas até a completa resolução do processo inflamatório. Cerca de 80% dos pacientes se recuperam das doenças dos tendões do joelho em até 6 meses de tratamento. Alguns raros casos de tendinopatia podem precisar de tratamento cirúrgico. A cirurgia é mais comum no tratamento das tendinoses que não respondem satisfatoriamente ao tratamento conservador.