TENDINITE DO SEMIMEMBRANÁCEO

TENDINITE DO SEMIMEMBRANÁCEO

TENDINITE DO SEMIMEMBRANÁCEO

Tendinite é o termo médico que significa inflamação em um tendão. Os tendões são estruturas fibrosas, esbranquiçadas, não-contráteis, formadas por tecido conjuntivo. Eles ligam as extremidades dos músculos aos ossos. Um tendão pode inflamar se sofrer um traumatismo ou for muito solicitado.

TENDÃO DO SEMIMEMBRANÁCEO

O músculo semimembranáceo, também conhecido como músculo semimembranoso, é um dos músculos da região posterior da coxa. O seu tendão se insere no côndilo tibial medial, na parte interna do joelho. Juntamente com o músculo bíceps femoral e o músculo semitendíneo, forma o conjunto conhecido como músculos isquiotibiais.

TENDINITE DO SEMIMEMBRANÁCEO

Processos inflamatórios podem acometer o tendão do músculo semimembranáceo porque ele é um tendão bastante solicitado, principalmente durante algumas atividades esportivas. A tendinite do semimembranáceo é comum em atletas corredores de meia idade. O processo inflamatório se desenvolve pela repetição do movimento de flexão e extensão do joelho e é mais fácil de acontecer quando a musculatura não está devidamente alongada.

SINTOMAS

A tendinite do semimembranáceo começa com uma pequena dor, localizada na região medial e posterior do joelho, normalmente ao redor do tendão, que vai aumentando com o passar do tempo se não for diagnosticada e tratada corretamente. A dor aumenta com atividades repetitivas de flexão e extensão do joelho, como acontece na corrida. A palpação do tendão inflamado também aumenta a dor.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da tendinite do semimembranáceo pode ser feito pelo exame de ressonância magnética do joelho.

TRATAMENTO

O tratamento da tendinite do semimembranáceo costuma ser conservador, com medicamentos anti-inflamatórios, fisioterapia e repouso.