ÁCIDO HIALURÔNICO PARA O JOELHO

ÁCIDO HIALURÔNICO PARA O JOELHO

A infiltração de ácido hialurônico no joelho é um dos melhores tratamentos para a ARTROSE, CONDROMALÁCIA e condropatias. As aplicações podem evitar a necessidade de uma cirurgia.

ARTROSE

Artrose é o desgaste da CARTILAGEM, o tecido branco e brilhante que reveste os ossos dentro das nossas articulações. O joelho é a articulação mais afetada pela artrose. Não existe ainda cura conhecida para a doença artrose, ou seja, não existe ainda um tratamento efetivo que regenere a cartilagem hialina que se desgastou e que a faça ser como era dez ou vinte anos atrás. Apesar de ainda não ter cura conhecida, existem muitos tratamentos para a artrose. Todos eles são paliativos porque não regeneram a cartilagem. A finalidade de todos os tratamentos existentes é diminuir o principal sintoma da doença, que é a dor, e ainda, se possível, diminuir a velocidade do processo degenerativo da cartilagem. Espera-se com isso postergar e, de preferência, evitar um procedimento mais agressivo como uma cirurgia de ARTROPLASTIA ( prótese de joelho ).

CONDROMALÁCIA

A condromalácia patelar, também conhecida como condropatia patelar, é uma doença degenerativa que afeta a cartilagem da patela, o osso móvel localizado na frente do joelho. A cartilagem da patela é a cartilagem mais espessa do nosso corpo. Na condromalácia a cartilagem da patela fica amolecida e se degenera rapidamente, evoluindo para artrose, se não for tratada corretamente.

ÁCIDO HIALURÔNICO

Dentre os vários tratamentos existentes para as lesões e doenças da cartilagem, o que apresenta os melhores resultados na atualidade é a VISCOSSUPLEMENTAÇÃO, que consiste na injeção intra-articular de um concentrado de ácido hialurônico. As aplicações diminuem a dor e a rigidez e, consequentemente, melhoram a mobilidade articular. O princípio da viscossuplementação é simples: dentro das nossas articulações existe o LÍQUIDO SINOVIAL, que é o líquido lubrificante natural das nossas articulações. O líquido sinovial normal é bem viscoso ( lembra a clara do ovo ). Essa viscosidade se deve à presença do ácido hialurônico na sua composição. O líquido sinovial é produzido pela sinóvia, o tecido conjuntivo que reveste as paredes internas do joelho. Quando existe artrose ou qualquer outra lesão intra-articular, as paredes do joelho ficam inflamadas. É a sinovite. A sinóvia inflamada pode produzir líquido sinovial em excesso. Esse líquido em excesso é chamado de derrame articular e deixa o joelho inchado. O líquido sinovial produzido pela sinóvia inflamada não é tão viscoso quanto o líquido sinovial normal porque ele tem pouco ácido hialurônico na sua composição. Ou seja, o joelho com artrose pode até ter mais líquido sinovial do que deveria, mas esse líquido, por ser pouco viscoso, não está fazendo o seu papel de lubrificar, amortecer e nutrir a cartilagem. É aí que entra a viscossuplementação. Ela serve para melhorar a lubrificação articular.

MEDICAMENTOS

Existem hoje, no mercado mundial, mais de 50 medicamentos diferentes para a viscossuplementação. No Brasil temos apenas alguns deles. É importante ressaltar que, apesar de todos eles terem como base o ácido hialurônico, os produtos não são iguais porque cada laboratório usa uma tecnologia diferente de fabricação. Os medicamentos diferem entre si em relação ao volume, concentração, peso molecular, origem, estrutura molecular ( cross-links ) e forma de aplicação. Na prática significa o seguinte: alguns medicamentos são bem fraquinhos e outros são bem fortes ( muito mais viscosos ). Os melhores medicamentos, que são aqueles que apresentam o melhor efeito ( aliviam mais a dor durante mais tempo ), são bem mais caros que os medicamentos mais baratos e populares.

PROCEDIMENTO

A infiltração de ácido hialurônico no joelho para viscossuplementação é um procedimento relativamente simples que pode ser feito com anestesia local no próprio consultório médico. Depois da aplicação o paciente pode andar e mexer normalmente o joelho, devendo apenas evitar grandes esforços físicos durante três dias. Praticamente não existem efeitos-colaterais. Eventualmente algum paciente pode sentir um pequeno dolorimento no local da aplicação e um pequeno inchaço no joelho, que melhoram com a simples aplicação de compressas de gelo.

COMBINAÇÃO DE MEDICAMENTOS

O que fazemos hoje no consultório é a chamada VISCOSSUPLEMENTAÇÃO DE TERCEIRA GERAÇÃO que consiste na combinação de diferentes tipos de ácido hialurônico e, dependendo do caso, anti-inflamatórios e outros medicamentos.

CONSULTA COM ESPECIALISTA

Apesar de ser um excelente tratamento, a viscossuplementação não é indicada para todos os pacientes com artrose e condromalácia no joelho. Um médico ortopedista especialista precisa examinar o joelho, saber o histórico de tratamentos anteriores do paciente, analisar os exames de imagem ( RX e RESSONÂNCIA MAGNÉTICA ), que precisam ser atuais e de boa qualidade, para saber se existe indicação para as infiltrações. Se a viscossuplementação for indicada, o especialista definirá quais os medicamentos serão usados, a dosagem de cada um deles e também a frequência das aplicações. Esses parâmetros são diferentes de paciente para paciente.

PACIENTES SATISFEITOS

A infiltração de ácido hialurônico no joelho para viscossuplementação, como tratamento para a artrose, condromalácia e condropatias do joelho, tem ajudado milhares de pessoas em todo o mundo. Os pacientes ficam muito satisfeitos com as aplicações.

DÚVIDAS

Acesse a página DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE A VISCOSSUPLEMENTAÇÃO para mais informações sobre esse novo tratamento.

WhatsApp
(41) 98824-3384