ARTROSE NO JOELHO E QUALIDADE DE VIDA

ARTROSE NO JOELHO E QUALIDADE DE VIDA

A artrose de joelho é uma das doenças ortopédicas mais comuns. Ela pode afetar drasticamente a qualidade de vida do paciente, principalmente nas fases mais avançadas, onde a degeneração da cartilagem compromete todos os compartimentos do joelho. Os sintomas comuns da artrose no joelho são: dor, crepitação, inchaço e desvio da perna do eixo normal do membro inferior ( perna parece entortar ). A dor é o sintoma mais importante e que mais pode limitar os movimentos, prejudicando significativamente a qualidade de vida do paciente.

FINANÇAS

A artrose pode trazer gastos elevados para o paciente. Terapias, medicamentos e cirurgias costumam ser caros.

PROFISSÃO

Pacientes que desenvolvem artrose no joelho antes dos 50 anos de idade podem ter a sua carreira profissional comprometida. O paciente pode precisar se ausentar várias vezes do trabalho para tratar a doença e, em alguns casos, até ser afastado pelo INSS, inviabilizando sua atividade profissional.

LAZER

Quem tem artrose no joelho pode não conseguir praticar esportes, passear, viajar ou se divertir com a família e os amigos. A dor pode comprometer todas essas atividades. Brincar com os filhos e/ou netos pode ser um pesadelo.

ATIVIDADES SOCIAIS

Participar de jantares, reuniões, festas e confraternizações pode ser um tormento para quem tem artrose no joelho.

AUXÍLIO PARA LOCOMOÇÃO

LIMITAÇÃO FÍSICA

O uso de muletas, bengala, andador, órteses e até cadeira de rodas dificulta a locomoção do paciente, além de expor socialmente a sua limitação física. Muitos pacientes com artrose no joelho se sentem constrangidos quando precisam sair de casa.

MENTAL

Pacientes com artrose no joelho podem facilmente desenvolver quadros de depressão, que precisará ser tratada com a ajuda de um médico psiquiatra. Quadros depressivos aumentam a dor da artrose.

RELACIONAMENTOS

A artrose no joelho pode comprometer os relacionamentos dos pacientes com os seus cônjuges, filhos e amigos. Não é raro casos de separação de casais e filhos tendo que abandonar o trabalho para cuidar dos pais. Amigos podem desaparecer. A vida amorosa pode ser bastante prejudicada. Em alguns casos o paciente pode se sentir abandonado.

PREVENÇÃO

A artrose do joelho é uma doença que ainda não tem cura conhecida. O importante é a prevenção e o diagnóstico precoce. Dor, crepitação e inchaço no joelho são os sinais para que o paciente consulte um médico ortopedista especialista em joelho.

WhatsApp
(41) 98824-3384
Cadastro
Agendamento