BRACES PARA O JOELHO

BRACES PARA O JOELHO

As órteses para o joelho, chamadas de BRACES, são aparelhos que funcionam como se fossem uma joelheira articulada, permitindo o seu ajuste para limitar os graus de movimento da articulação e, em alguns deles, o alívio da carga aplicada ao joelho. Os braces são classificados genericamente em 3 grupos: PROFILÁTICOS, REABILITATIVOS e FUNCIONAIS.

BRACES PROFILÁTICOS

Os braces profiláticos são aqueles usados, teoricamente, para a prevenção de lesões. Em relação ao seu uso, os trabalhos científicos apresentam conclusões bastante diferentes: alguns sugerem que o seu uso pode realmente diminuir o número de lesões no joelho. Outros concluíram que o seu uso pode interferir significativamente nos movimentos e, consequentemente, na performance atlética, não impedindo a ocorrência de lesões.

BRACES REABILITATIVOS

Os braces reabilitativos são aqueles usados temporariamente durante a recuperação de lesões ou de cirurgias do joelho. A ideia é permitir a mobilização precoce do joelho, porém impedindo o joelho de fazer certos movimentos. Os resultados dos trabalhos científicos sobre os braces reabilitativos também são controversos. Alguns estudos mostraram que o seu uso é importante na reabilitação, enquanto outros estudos concluíram que o seu uso atrapalha significativamente o joelho durante a sua recuperação.

BRACES FUNCIONAIS

Finalmente temos os braces funcionais. Esses dispositivos foram inventados para prover estabilidade a um joelho instável. Novamente temos estudos com resultados diversos: uns dizem que o seu uso é importante e outros dizem que o seu uso constante diminui o desempenho atlético significativamente e que, a médio e longo prazo, piorariam a situação da instabilidade articular, por alteração proprioceptiva e fadiga muscular, além do inconveniente da necessidade de uso contínuo pelo paciente.

ÓRTESE IDEAL

A realidade é que a órtese ideal não existe. O uso temporário de um brace no joelho pode ser considerado num programa de reabilitação e deve sempre ser prescrito por um MÉDICO ORTOPEDISTA ESPECIALISTA EM JOELHO. O uso profilático e funcional, sem indicação médica, não assegura ao seu usuário o que os fabricantes prometem.

WhatsApp
(41) 98824-3384