DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE A VISCOSSUPLEMENTAÇÃO

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE A VISCOSSUPLEMENTAÇÃO

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE A VISCOSSUPLEMENTAÇÃO

O QUE É VISCOSSUPLEMENTAÇÃO? 

É um dos melhores tratamentos na atualidade para a artrose, condromalácia e condropatias do joelho. Medicamentos à base de ácido hialurônico são aplicados diretamente na articulação. Os remédios têm aspecto de gel ou gelatina.

O QUE É ÁCIDO HIALURÔNICO?

É uma substância presente no líquido sinovial das nossas articulações. Líquido sinovial é o líquido lubrificante natural que temos em todas as nossas juntas. É o ácido hialurônico que dá viscosidade ao líquido sinovial, permitindo que ele exerça sua função de proteção, lubrificação, amortecimento e nutrição do tecido cartilaginoso. A inflamação nos joelhos, provocada pelo comprometimento da cartilagem, faz com que a sinóvia, que é o tecido que produz o líquido sinovial e que reveste as paredes internas do joelho, produza o líquido sinovial com menor quantidade de ácido hialurônico, comprometendo as suas funções e predispondo ao aumento do comprometimento do tecido cartilaginoso.

PARA QUEM É INDICADO O TRATAMENTO?

Para a grande maioria dos pacientes com artrose, condromalácia e condropatias do joelho. Recentemente foram definidas novas indicações, como em algumas doenças inflamatórias e determinados tipos de lesão meniscal.

QUAL O EFEITO ESPERADO DO TRATAMENTO?

A finalidade principal é proteger a cartilagem para que o processo degenerativo não aumente, uma vez que a cartilagem é um tecido que não se regenera. O paciente sente diminuição da dor e há também diminuição do processo inflamatório responsável pela degeneração da cartilagem.

QUANTO TEMPO DURA O EFEITO?

Depende dos graus, localizações e extensões das lesões da cartilagem dentro do joelho. Depende também da presença de outras doenças associadas e fatores físicos, como o peso corporal. O efeito pode durar de alguns meses até mais de um ano.

EXISTEM DIFERENÇAS ENTRE OS MEDICAMENTOS?

Sim. Hoje, no mundo, existem mais de 50 medicamentos diferentes à base de ácido hialurônico para aplicação no joelho. No Brasil temos apenas alguns deles. Apesar da base ser a mesma, o ácido hialurônico, os produtos são totalmente diferentes entre si. Diferentes tecnologias de fabricação fazem com que as características físico-químicas sejam distintas entre os diferentes remédios. A principal diferença é na viscosidade. Isso permite ao especialista indicar o melhor produto para cada caso em particular. A combinação de medicamentos e respectivas dosagens é diferente de paciente para paciente.

COMO É FEITA A APLICAÇÃO?

Usamos técnica totalmente asséptica. Uma pequena anestesia local é feita no ponto exato da aplicação. O procedimento é rápido e praticamente indolor. O paciente pode sair andando do consultório, devendo evitar grandes esforços com os joelhos por alguns dias.

HÁ EFEITOS COLATERAIS?

São muito raros, uma vez que o ácido hialurônico não é uma substância estranha para o joelho, já que ele é um dos componentes do líquido sinovial normal. Reações podem acontecer com alguns produtos de origem animal.

A APLICAÇÃO IRÁ TIRAR MINHA DOR?

A maioria dos pacientes relata um alívio significativo da dor, que depende diretamente das lesões que o joelho apresenta e dos medicamentos usados na aplicação.

A APLICAÇÃO SUBSTITUI UMA CIRURGIA?

Não. Existem casos onde há indicação para cirurgia. Mas, para a maioria dos pacientes, a viscossuplementação pode postergar e até mesmo evitar um procedimento cirúrgico.

É PRECISO REPETIR A APLICAÇÃO?

Sim. Com algumas exceções, a maioria dos pacientes precisará fazer aplicações regulares para manter o bom efeito do tratamento, uma vez que o medicamento é lentamente absorvido pelas paredes do joelho depois de aplicado. A frequência das aplicações é diferente de paciente para paciente. O mais comum é a repetição semestral e anual.

É PRECISO FAZER ALGUM EXAME DO JOELHO ANTES DA APLICAÇÃO?

Sim. Uma ressonância magnética de boa qualidade é fundamental para avaliar a cartilagem. Alguns pacientes podem precisar de cintilografia óssea, exame de sangue e análise bioquímica completa do líquido sinovial do joelho doente.

PODEREI CONTINUAR MINHAS ATIVIDADES FÍSICAS?

Sim. Mas cada caso tem suas particularidades e as orientações para exercícios são diferentes de paciente para paciente.

QUANTO CUSTA UMA APLICAÇÃO?

O custo da aplicação depende dos medicamentos e das respectivas dosagens. Isso é diferente de paciente para paciente. Importante lembrar também que os melhores medicamentos para a viscossuplementação são importados e cotados em moeda estrangeira. Dispomos, para os nossos pacientes, dos melhores medicamentos importados e de última geração.

O QUE O DOUTOR ADRIANO KARPSTEIN, COM TODA SUA EXPERIÊNCIA, ACHA DA VISCOSSUPLEMENTAÇÃO?

Eu faço esse tratamento já faz uns 18 anos. Fui um dos pioneiros no Brasil. Fiz vários cursos no exterior e já fiz milhares de aplicações. Tenho sido frequentemente convidado para dar aulas e fazer cursos sobre o assunto para estudantes e outros médicos, mas meu tempo e minha atenção são dirigidos para os meus pacientes. Tenho centenas de pacientes que fazem acompanhamento comigo há anos. Na minha estatística, 70% dos pacientes relatam uma diminuição muito significativa da dor, 20% sentem uma diminuição moderada da dor e cerca de 10% referem uma diminuição muito pequena ou nenhuma diminuição da dor. Os pacientes do último grupo são os que costumam precisar de cirurgia. Nesses anos todos notei que os bons efeitos dependem da indicação correta dos remédios e dosagens. Notei também que os medicamentos importados e de última geração têm efeito muito superior. A técnica que usamos hoje é conhecida como viscossuplementação de terceira geração. A viscossuplementação é um excelente tratamento e tem ótimos resultados para quem tem problemas na cartilagem do joelho.

WhatsApp
(41) 98824-3384