LÍQUIDO SINOVIAL

LÍQUIDO SINOVIAL DO JOELHO

O líquido sinovial é o líquido natural que temos dentro das nossas articulações. Ele é responsável pela lubrificação e pela nutrição da cartilagem. O líquido sinovial normal é transparente, tem coloração amarela clara e é bem viscoso. Sua viscosidade é semelhante à da clara do ovo. A manutenção das características bioquímicas do líquido sinovial é fundamental para a sobrevivência dos condrócitos, que são as células da cartilagem.

PRODUÇÃO

O líquido sinovial é um ultrafiltrado do plasma sanguíneo. Ele é secretado pela membrana sinovial ( sinóvia ), um tecido especializado que reveste as paredes internas das articulações.

COMPOSIÇÃO

A composição do líquido sinovial é a mesma do plasma sanguíneo, acrescida de algumas proteínas de alto peso molecular ( fibrinogênio e globulinas ) e mucopolissacarídeos, que são produzidos pelos sinoviócitos. O principal mucopolissacarídeo é o ácido hialurônico, responsável pela viscosidade natural do líquido sinovial. Outro mucopolissacarídeo é a mucina, responsável pela não-coagulação do líquido sinovial. O nível de glicose no líquido sinovial é um pouco inferior ao nível de glicose encontrado no sangue.

VOLUME

A quantidade normal de líquido sinovial no joelho varia de 4 a 6 ml.

ÁGUA NO JOELHO

Traumatismos ou doenças do joelho podem fazer a articulação inchar. Popularmente as pessoas dizem que estão com “água no joelho”. O inchaço no joelho nada mais é do que o excesso de produção de líquido sinovial que acontece quando a sinóvia está inflamada ( sinovite ). O termo técnico para esse excesso de líquido sinovial dentro da articulação é DERRAME ARTICULAR.

ARTROCENTESE

A artrocentese, ou punção articular, é o procedimento médico onde o especialista usa uma seringa com agulha para retirar líquido sinovial de dentro do joelho. A artrocentese pode ser feita para colher líquido para exames laboratoriais e/ou para alívio da dor quando a articulação está muito inchada.

EXAME

Uma pequena quantidade de líquido sinovial, colhida por artrocentese, poderá ser enviada para ser analisada em laboratório. Infecções e doenças reumáticas são as suspeitas diagnósticas mais comuns quando se pede exame do líquido sinovial.

ÁCIDO HIALURÔNICO

Estudos mostraram que o líquido sinovial de joelhos com artrose é bem menos viscoso do que o líquido sinovial normal. A cartilagem dos joelhos artrósicos, por esse motivo, está desprotegida e o processo degenerativo pode avançar rapidamente. Isso acontece porque, quando há sinovite, os sinoviócitos secretam menor quantidade de ácido hialurônico. A viscossuplementação, que é a infiltração articular de medicamentos à base de ácido hialurônico, é um tratamento baseado nessa constatação.

WhatsApp
(41) 98824-3384