LÍQUIDO SINOVIAL

LÍQUIDO SINOVIAL DO JOELHO

O líquido sinovial é o líquido natural que temos dentro das nossas articulações. Ele é responsável pela lubrificação e pela nutrição da cartilagem. O líquido sinovial normal é transparente, tem coloração amarela clara e é bem viscoso. Sua viscosidade é semelhante à da clara do ovo. A manutenção das características bioquímicas do líquido sinovial é fundamental para a sobrevivência dos condrócitos, que são as células da cartilagem.

LÍQUIDO SINOVIAL

O líquido sinovial é um ultrafiltrado do plasma sanguíneo. Ele é secretado e absorvido continuamente pela membrana sinovial ( sinóvia ), um tecido especializado que reveste as paredes internas das articulações do tipo diartrose. Diartroses são as articulações móveis, que apresentam cartilagem hialina revestindo as extremidades ósseas que se articulam e tecido sinovial nas suas paredes. As células do tecido sinovial são chamadas de sinoviócitos. Os sinoviócitos do tipo A absorvem líquido sinovial e resíduos da cavidade articular. Os sinoviócitos do tipo B são os responsáveis pela produção do líquido sinovial.

COMPOSIÇÃO

A composição do líquido sinovial é a mesma do plasma sanguíneo, acrescida de algumas proteínas de alto peso molecular ( fibrinogênio e globulinas ) e mucopolissacarídeos, que são produzidos pelos sinoviócitos. O principal mucopolissacarídeo é o ácido hialurônico, responsável pela viscosidade natural do líquido sinovial. Outro mucopolissacarídeo é a mucina, responsável pela não-coagulação do líquido sinovial. O nível de glicose no líquido sinovial é um pouco inferior ao nível de glicose encontrado no sangue.

VOLUME

A quantidade normal de líquido sinovial no joelho varia de 4 a 6 ml. Esse volume pode aumentar bastante nos casos de processos inflamatórios e infecciosos. Nessas situações patológicas o volume do líquido sinovial do joelho pode facilmente ultrapassar 100 ml.

FUNÇÕES

Lubrificar e nutrir a cartilagem articular são as duas principais funções do líquido sinovial. Mas ele também é responsável pelo sistema de absorção de choques da articulação, além de funcionar como uma barreira para a entrada de células e saída do líquido sinovial do espaço articular. Essa barreira se deve à pressão que o líquido faz contra a sinóvia durante os movimentos do joelho e à presença de ácido hialurônico na sua composição.

ÁGUA NO JOELHO

Traumatismos ou doenças do joelho podem fazer a articulação inchar. Popularmente as pessoas dizem que estão com “água no joelho”. O inchaço no joelho nada mais é do que o excesso de produção de líquido sinovial que acontece quando a sinóvia está inflamada ( sinovite ). O termo técnico para esse excesso de líquido sinovial dentro da articulação é derrame articular.

LÍQUIDO SINOVIAL DO JOELHO

ARTROCENTESE

A artrocentese, ou punção articular, é o procedimento médico onde o especialista usa uma seringa com agulha para retirar líquido sinovial de dentro do joelho. A artrocentese pode ser feita para colher líquido para exames laboratoriais e/ou para alívio da dor quando a articulação está muito inchada. É um procedimento simples que pode ser feito com anestesia local.

EXAME DO LÍQUIDO SINOVIAL

Uma pequena quantidade de líquido sinovial, colhida por artrocentese, poderá ser enviada para ser analisada em laboratório. Infecções e doenças reumáticas são as suspeitas diagnósticas mais comuns quando se pede exame do líquido sinovial. O líquido sinovial pode ser classificado laboratorialmente, dependendo da sua composição, como normal, hemorrágico, não-inflamatório, inflamatório e séptico. A análise do líquido sinovial pode identificar os cristais causadores de doenças como a gota e a condrocalcinose. A cultura do líquido sinovial pode identificar os micro-organismos causadores de artrite séptica. O antibiograma do líquido sinovial infectado é usado para identificar a resistência e susceptibilidade das bactérias a diferentes tipos de antibióticos.

ÁCIDO HIALURÔNICO

Estudos mostraram que o líquido sinovial de joelhos com artrose é bem menos viscoso do que o líquido sinovial normal. A cartilagem dos joelhos artrósicos, por esse motivo, está desprotegida e o processo degenerativo pode avançar rapidamente. Isso acontece porque, quando há sinovite, os sinoviócitos secretam menor quantidade de ácido hialurônico. A viscossuplementação, que é a infiltração articular de medicamentos à base de ácido hialurônico, é um tratamento baseado nessa constatação.