PUNÇÃO DO JOELHO

PUNÇÃO DO JOELHO

O joelho é a maior articulação do corpo humano e, por esse motivo, é a articulação que mais pode acumular líquido no seu interior.

DERRAME ARTICULAR

O termo médico para o acúmulo de líquido dentro de uma articulação é DERRAME ARTICULAR. Quando o joelho apresenta um derrame articular, é comum ouvirmos as pessoas dizerem que estão com ÁGUA NO JOELHO.

CAUSAS DE DERRAME ARTICULAR

O derrame articular pode ser causado por uma lesão, que é o mais comum, ou então por doenças como artrose, artrite, bursite, gota, etc… Lesões envolvendo os meniscos, a cartilagem e o ligamento cruzado anterior podem provocar derrames articulares.

PUNÇÃO ARTICULAR

A PUNÇÃO ARTICULAR é o procedimento médico para retirada do excesso de líquido de dentro de uma articulação. É um procedimento simples, que pode ser feito com anestesia local. O médico usa uma seringa com agulha para aspirar o líquido acumulado na articulação, que pode ser líquido sinovial, sangue, pus ou uma mistura deles. Um derrame articular volumoso provoca dor intensa no joelho. A punção serve para diminuir a dor e também para se fazer o diagnóstico da causa do inchaço. O líquido colhido é enviado para análise laboratorial.

WhatsApp
(41) 98824-3384