ARTROCENTESE DO JOELHO

ARTROCENTESE DO JOELHO

Artrocentese do joelho é o procedimento médico ortopédico para retirada de líquido de dentro da articulação do joelho. A artrocentese do joelho é indicada para reduzir a dor no joelho quando existe um derrame articular volumoso ou para coleta de líquido sinovial para análise laboratorial. Trata-se de um procedimento simples, que pode ser feito no próprio consultório médico com anestesia local.

ARTROCENTESE DO JOELHO

Artrocentese do joelho é um dos procedimentos médicos mais rotineiros nos consultórios de médicos ortopedistas especialistas em joelho. Artrocentese do joelho também é conhecida como punção do joelho. Trata-se de um procedimento simples e que pode ser feito com anestesia local. O líquido do interior do joelho é retirado com o uso de uma seringa com agulha. A artrocentese do joelho é indicada para aliviar a dor no joelho do paciente que apresenta um grande derrame articular. Traumatismos, lesões e doenças articulares podem fazer com que o joelho fique bastante inchado e dolorido. A artrocentese do joelho também é indicada para coleta do líquido articular para ser enviado para análise laboratorial. O estudo laboratorial do líquido colhido do joelho pode ajudar no diagnóstico de várias doenças. Infecções e doenças reumáticas são as suspeitas diagnósticas mais comuns para que o médico especialista solicite uma análise laboratorial do líquido sinovial.

DERRAME ARTICULAR

Lesões e doenças do joelho podem fazer a articulação inchar. O inchaço do joelho acontece quando a articulação fica repleta de líquido. Popularmente as pessoas dizem que estão com “água no joelho”. O termo médico para o excesso de líquido dentro de uma articulação é derrame articular. O inchaço no joelho costuma ser um excesso de líquido sinovial produzido pela sinóvia inflamada ( sinovite ). Em alguns casos, dependendo da origem do derrame articular do joelho, o líquido sinovial excessivo pode estar misturado com sangue e/ou pus.

ARTROCENTESE JOELHO

CONTRA-INDICAÇÕES

A artrocentese do joelho não deve ser feita se, no local da punção, existir infecção ativa na pele ou nos tecidos profundos. Algum cuidado deve se ter nos casos onde a artrocentese será feita em pacientes que fazem uso contínuo de medicamentos anticoagulantes ou que foram submetidos à cirurgia de prótese de joelho.

PROCEDIMENTO

A artrocentese do joelho deve ser feita com técnica estéril. O joelho do paciente deve ser preparado com assepsia e antissepsia da pele. Campos estéreis devem isolar a articulação e delimitar o local da punção. Um pequeno botão anestésico pode ser feito no local que será puncionado para conforto do paciente. A punção é feita com o uso de uma seringa com agulha estéreis. Alguns médicos preferem usar a ecografia para guiar e posicionar a agulha da punção no espaço articular, mas o seu uso é totalmente dispensável porque o joelho é uma articulação grande e superficial. Uma pequena amostra do líquido drenado do joelho deve ser colhida em um frasco estéril para ser enviada para análise laboratorial. O restante do líquido drenado pode ser dispensado. Um curativo com gazes estéreis é aplicado no local da punção e o joelho é protegido com um enfaixamento.