DERRAME ARTICULAR

DERRAME ARTICULAR

Quando o joelho está inchado é comum as pessoas dizerem que estão com água no joelho. O termo médico para o acúmulo de líquido numa articulação é derrame articular. A formação de um derrame articular no joelho pode acontecer por vários motivos. Um joelho muito inchado provoca dor intensa e diminuição dos movimentos, o que leva o paciente a procurar ajuda médica. A expressão derrame articular é muito utilizada pelos médicos radiologistas nos laudos dos exames de ressonância magnética do joelho. A palavra derrame pode causar apreensão no paciente.

DERRAME ARTICULAR

Derrame articular é o termo médico usado para descrever o excesso de líquido dentro de uma articulação. O joelho, por ser a maior articulação do nosso corpo, pode comportar grande quantidade de líquido no seu interior, sendo local frequente de grandes derrames articulares. Na presença de um derrame articular o paciente percebe seu joelho inchado.

LÍQUIDO SINOVIAL

Dentro do joelho existe uma pequena quantidade de líquido chamado líquido sinovial, que é produzido pela sinóvia, o tecido que reveste as paredes internas da articulação. O líquido sinovial é responsável, entre outras coisas, pela lubrificação e nutrição da cartilagem. Num adulto normal, o volume de líquido sinovial no joelho é de aproximadamente 6 ml.

SINOVITE E DERRAME ARTICULAR

Sinovite é o processo inflamatório da sinóvia. Quando existe sinovite a sinóvia irritada produz líquido sinovial em excesso. O joelho, então, incha. Traumatismos, doenças reumáticas, lesões nos meniscos, lesões na cartilagem e artrose são as causas mais comuns de sinovite. A sinóvia é um tecido ricamente inervado. Por esse motivo uma sinovite provoca dor no joelho.

DERRAME ARTICULAR NO JOELHO

COMPOSIÇÃO DO DERRAME ARTICULAR

O derrame articular mais comumente é formado por excesso de líquido sinovial, mas também pode conter sangue, pus ou uma mistura deles. Derrames articulares com sangue geralmente têm origem em traumatismos como contusões, roturas ligamentares ou lesões meniscais. Nos casos de fraturas intra-articulares o derrame articular pode ser formado por sangue e gotículas de gordura que extravasam da medular óssea.

PUNÇÃO ARTICULAR

Quando o derrame articular é muito volumoso e a dor no joelho é muito intensa, o médico especialista pode fazer uma punção articular. O excesso de líquido intra-articular é retirado do joelho com uma seringa e agulha. Popularmente as pessoas dizem que tiraram água do joelho. O líquido coletado costuma ser encaminhado para análise laboratorial. A punção articular do joelho para retirada do derrame articular traz grande alívio para o paciente.

ESPECIALISTA

Não é normal o joelho inchar. Derrames articulares devem ser avaliados e tratados por um médico ortopedista especialista em joelho.

WhatsApp
(41) 98824-3384
Cadastro
Agendamento