JOELHO INCHADO

JOELHO INCHADO

A articulação do joelho pode inchar por diversos motivos. O inchaço no joelho é um sinal claro de que alguma coisa não está bem com a articulação. O joelho costuma inchar quando existe uma lesão ou doença intra-articular, mas inchaços no joelho também podem acontecer por problemas extra-articulares. O joelho inchado pode apresentar outros sintomas como dor, crepitações e/ou falseios.

JOELHO INCHADO

Joelho inchado é um dos principais sintomas, depois da dor, de que existe alguma alteração envolvendo a articulação. Inchar significa aumentar de tamanho, aumentar de volume, crescer, dilatar, intumescer, engrossar. O joelho pode inchar devido a uma lesão ou doença. Também é possível que o joelho inche por excesso de uso. Doenças da cartilagem, como a artrose, são as causas mais frequentes de inchaço no joelho. Cerca de 80% dos joelhos inchados apresentam algum grau de comprometimento da cartilagem.

FATORES DE RISCO

Idade, participação em esportes e obesidade são os fatores de risco mais comuns para o desenvolvimento de inchaço no joelho. A probabilidade do joelho inchar aumenta com a idade, principalmente por causa das doenças da cartilagem. Pessoas que participam de esportes de contato ou que apresentam muita rotação do joelho estão mais sujeitas a ter o joelho inchado. O excesso de peso corporal é o principal fator para o desenvolvimento da artrose. Pessoas obesas apresentam mais inchaço no joelho do que as pessoas com peso corporal dentro da faixa de normalidade.

TECIDO SINOVIAL

A parede interna do joelho, junto à cápsula articular, é revestida por um tecido especializado chamado de tecido sinovial ou sinóvia. A sinóvia é responsável, entre outras coisas, pela produção do líquido sinovial, que é o líquido lubrificante natural das nossas articulações.

SINOVITE

A inflamação da sinóvia é chamada de sinovite. Quando existe sinovite no joelho a produção do líquido sinovial fica aumentada e o joelho incha.

DERRAME ARTICULAR

O excesso de líquido sinovial dentro do joelho é chamado de derrame articular. Popularmente as pessoas se referem ao derrame articular do joelho como “água no joelho” porque, quando o derrame é volumoso, o paciente percebe a presença de líquido dentro da articulação.

JOELHO INCHADO E SINOVITE

DOENÇAS E LESÕES

A sinovite e o derrame articular no joelho costumam estar presentes quando existe uma lesão ou doença intra-articular. Lesões podem ser decorrentes de traumatismos. Problemas extra-articulares também podem provocar inchaço no joelho. As lesões mais frequentes que provocam inchaço no joelho são: lesão no menisco, lesão do ligamento cruzado anterior e luxação da patela. As doenças que mais provocam inchaço no joelho são: artrose, gota, osteocondrite dissecante e doenças reumáticas como a artrite reumatóide. Bursites e cistos são as principais causas extra-articulares que deixam o joelho inchado.

MENISCO

Os meniscos são fibrocartilagens com o formato de meia-lua que fazem a adaptação, no joelho, entre o fêmur e a tíbia. Eles funcionam como amortecedores da articulação. O joelho tem dois meniscos. Lesões envolvendo os meniscos podem fazer o joelho inchar.

LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR

O ligamento cruzado anterior (LCA) é o ligamento mais importante do joelho. Ele costuma ser rompido durante uma entorse da articulação. O joelho costuma ficar bem inchado nas primeiras horas depois da lesão do LCA.

LUXAÇÃO PATELAR

A patela é o osso móvel localizado na frente do joelho. A luxação da patela acontece quando ela sai do seu sulco no fêmur. O joelho costuma ficar bastante inchado depois que a patela sai do lugar.

ARTROSE

A artrose é a doença que mais acomete o joelho. Ela é caracterizada pela degeneração da cartilagem. O processo degenerativo condral provoca sinovite e o joelho incha. Pacientes com artrose no joelho, principalmente nos graus mais avançados da doença, percebem a articulação constantemente inchada.

GOTA

Gota é uma doença reumática caracterizada pelo acúmulo de cristais de ácido úrico dentro de uma articulação. A gota, quando acomete o joelho, provoca intensa sinovite. O joelho fica bastante inchado e dolorido.

OSTEOCONDRITE DISSECANTE

A osteocondrite dissecante é uma doença de causa desconhecida. Ela é caracterizada pela necrose focal do osso subcondral. Um fragmento de cartilagem, na área junto ao foco de necrose, pode se desprender e se tornar um corpo livre dentro do joelho. A osteocondrite dissecante é uma causa de joelho inchado.

ARTRITE REUMATÓIDE

A artrite reumatóide é uma doença reumática, autoimune, caracterizada por intensa sinovite. Pacientes com artrite reumatóide têm os joelhos inchados, principalmente nas fases agudas da doença.

BURSITES

Bursite é a inflamação de uma bursa. Bursas são pequenas bolsas sinoviais que temos em diversas partes do corpo. Elas são preenchidas por pequena quantidade de líquido sinovial e servem para diminuir o atrito entre as estruturas anatômicas. O joelho tem diversas bursas. A bursite provoca aumento de volume da bursa inflamada. Bursites ao redor do joelho podem deixar a articulação inchada.

CISTOS

Cistos são tumores ou nódulos benignos que podem se formar em qualquer parte do nosso corpo. O joelho é uma articulação onde se formam muitos cistos. O mais conhecido é o cisto de Baker, uma formação cística que se forma na região posterior do joelho e provoca inchaço no local.

TRAUMATISMOS

Contusões, luxações, entorses e fraturas são os traumatismos mais comuns que podem provocar intensa reação sinovial e deixar o joelho inchado.

JOELHO INCHADO - DERRAME ARTICULAR - SINOVITE

PUNÇÃO ARTICULAR

A punção articular é o procedimento médico para retirada do excesso de líquido de dentro de uma articulação. Após anestesia local e assepsia, o médico usa uma seringa com agulha para aspirar o líquido acumulado dentro da articulação. A punção articular do joelho é indicada nos casos de derrames volumosos, que provocam bastante dor.

LÍQUIDO ARTICULAR

Os derrames articulares mais comuns são formados por líquido sinovial, mas também podem ser formados por sangue, pus e/ou uma mistura deles. O líquido colhido de uma articulação deve sempre ser enviado para análise laboratorial.

EXAMES

A ressonância magnética é o exame de imagem mais importante para avaliar o joelho. Exames de sangue e análise do líquido sinovial também podem ajudar o especialista a fazer o diagnóstico do problema que está fazendo o joelho inchar.

JOELHO INCHADO - LÍQUIDO SINOVIAL

TRATAMENTO

O tratamento do joelho inchado é dirigido ao problema principal que está provocando o inchaço. Repouso, compressas de gelo, fisioterapia, medicamentos anti-inflamatórios e cirurgia são os tratamentos mais comumente indicados para tratar a causa do joelho inchado.

COMPLICAÇÕES

Perda de massa muscular e cisto de Baker são duas complicações que podem se desenvolver em joelhos que apresentam inchaço de repetição.

PREVENÇÃO

Fortalecer a musculatura ao redor do joelho, evitar esportes de impacto ou que exijam rotação do joelho e manter o peso corporal dentro da faixa de normalidade podem prevenir o aparecimento de inchaço no joelho.

ESPECIALISTA

Um médico ortopedista especialista em joelho deve sempre ser consultado em casos de inchaço no joelho, mesmo que o inchaço seja pequeno e/ou indolor.

WhatsApp
(41) 98824-3384
Cadastro
Agendamento