CISTO DE BAKER

CISTO DE BAKER

CISTO DE BAKER, também chamado de CISTO POPLÍTEO, é uma formação cística preenchida com líquido que se forma atrás do joelho. O líquido no interior do cisto é o líquido sinovial, que é o líquido natural lubrificante que temos dentro das nossas articulações.

FORMAÇÃO DO CISTO DE BAKER

O cisto de Baker é formado pela produção excessiva do líquido sinovial no interior do joelho. Em adultos o cisto de Baker normalmente se forma devido a um problema intra-articular, como artrite, ARTROSE, lesão de cartilagem ou LESÃO DE MENISCO. Em crianças pequenas o cisto de Baker pode se formar sem que haja um problema intra-articular. Os pais costumam ficar muito aflitos ao notarem um inchaço atrás do joelho do filho. Na maioria das vezes o inchaço é indolor.

DOR ATRÁS DO JOELHO

O paciente com cisto de Baker percebe que existe “uma bola” atrás do joelho, que pode doer com os movimentos da articulação e, em certos casos, causar alguma rigidez. Muitos pacientes não sentem dor e notam apenas o inchaço atrás do joelho. Existem casos onde cistos volumosos se rompem e o líquido sinovial extravasa para a panturrilha, causando muita dor e uma grande inchaço na perna. O quadro clínico nesses casos é semelhante ao de uma trombose venosa profunda ( TVP ).

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA É ESSENCIAL

O exame de RESSONÂNCIA MAGNÉTICA é muito importante e deve sempre ser solicitado. Com esse exame conseguimos identificar o cisto e também ver se existem outras alterações, como sinovite ( inflamação da sinóvia – o tecido que reveste a articulação por dentro ) e lesões de cartilagem ou de menisco. O exame é muito importante também para descartar outras patologias, como tumores, aneurismas ou trombose.

TRATAMENTO COM MÉDICO ESPECIALISTA EM JOELHO

O tratamento do cisto de Baker depende de vários fatores e o MÉDICO ORTOPEDISTA ESPECIALISTA EM JOELHO irá indicar o melhor tratamento para cada caso. Ele pode indicar apenas medicamentos anti-inflamatórios. Alguns casos podem precisar de punção do cisto para esvaziá-lo. Outros casos podem precisar da infiltração de medicamentos diretamente dentro do cisto. Naqueles casos onde o cisto de Baker é causado por lesão de cartilagem ou de menisco o tratamento será uma cirurgia para corrigir a lesão que está provocando a formação cística. As cirurgias podem ser feitas por ARTROSCOPIA. Em crianças pequenas o tratamento costuma ser apenas o acompanhamento, já que o cisto tende a desaparecer sozinho, sem necessidade de tratamento.

WhatsApp
(41) 98824-3384