ARTRITE SÉPTICA DO JOELHO

ARTRITE SÉPTICA DO JOELHO

A artrite séptica, também conhecida como artrite infecciosa ou pioartrite, é a infecção dos tecidos ou do líquido sinovial de uma articulação. O joelho é uma das articulações mais acometidas pela artrite séptica. O quadro infeccioso costuma ser causado por bactérias, mas vírus e fungos também podem causar artrite séptica no joelho. A doença é grave e exige tratamento imediato. O tecido cartilaginoso entra em sofrimento e a demora no tratamento pode ter como consequência, entre outras coisas, a destruição da articulação.

ETIOLOGIA

Bactérias, vírus ou fungos podem infectar a articulação do joelho ao se espalharem na corrente sanguínea do paciente ou serem diretamente inoculados na articulação. As bactérias costumam chegar no joelho a partir de uma infecção nas proximidades da articulação, como osteomielite ( infecção óssea ) ou ferimento infectado. O joelho também pode ser infectado diretamente durante uma cirurgia ou por uma injeção articular. Mordidas e arranhões de cães, gatos ou ratos podem provocar artrite séptica no joelho.

QUADRO CLÍNICO

Dor, inchaço, vermelhidão e febre podem se desenvolver dentro de horas ou poucos dias. A dor e o inchaço costumam ser intensos. Movimentar o joelho pode ser muito doloroso.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da artrite séptica é feito pela análise laboratorial do líquido sinovial, colhido do joelho por punção, e pelo exame de sangue. O líquido sinovial costuma estar purulento.

TRATAMENTO

O tratamento da artrite séptica deve ser imediato, com limpeza cirúrgica da articulação e antibioticoterapia. A limpeza pode ser feita por artroscopia. Em alguns casos pode-se fazer mais de uma limpeza durante os primeiros dias do tratamento. Um médico infectologista deverá acompanhar o paciente. A artrite séptica é uma doença grave porque pode destruir a articulação em poucas horas.

WhatsApp
(41) 98824-3384
Cadastro
Agendamento