ARTRITE DA CONDROCALCINOSE

CONDROCALCINOSE NO JOELHO

A condrocalcinose é uma doença reumática caracterizada pela deposição de pirofosfato de cálcio dihidratado dentro das articulações, provocando artrite. O joelho é uma das articulações mais acometidas pelo condrocalcinose, doença também conhecida como pseudo-gota. A condrocalcionose pode provocar a degeneração da cartilagem articular, sendo um fator predisponente importante para a artrose.

ETIOLOGIA

A causa da artrite no joelho por pirofosfato de cálcio permanece ainda desconhecida. Como a doença costuma estar associada com outras condições clínicas, como hipomagnesemia, hiperparatireoidismo, gota e hemocromatose, há a suspeita de que a condrocalcinose seja secundária às modificações metabólicas provocadas por outras doenças.

A artrite no joelho da condrocalcionose pode ser aguda, subaguda ou crônica. A doença não é muito comum e pode ser confundida com outras formas de artrite. As crises são parecidas com a gota, mas costumam ser mais brandas. O joelho apresenta dor e pode ficar inchado. Algumas articulações podem não apresentar artrite, mesmo tendo depósitos de pirofosfato de cálcio no espaço intra-articular.

O diagnóstico da condrocalcinose é feito pela combinação de história clínica do paciente e exames. Eu solicito para os meus pacientes o exame de ressonância magnética e análise do líquido sinovial do joelho.

O tratamento da condrocalcinose no joelho é clinico, com medicamentos anti-inflamatórios e colchicina. A infiltração articular de corticóides costuma ter ótimos resultados. Quando o joelho está muito inchado, uma punção articular para drenagem do excesso de líquido sinovial pode ser feita.

ARTROSE

A condrocalcinose é um fator predisponente importante para o desenvolvimento de artrose no joelho, uma doença irreversível e incapacitante. Em alguns pacientes a progressão da artrose pode ser bem rápida.