LESÃO DA CARTILAGEM DO JOELHO

LESÃO DA CARTILAGEM DO JOELHO

Lesões acometendo a cartilagem do joelho são relativamente comuns nos consultórios de médicos ortopedistas. O joelho é uma articulação relativamente exposta no nosso corpo e, por esse motivo, sujeita a traumatismos. O joelho é também uma articulação de carga porque suporta o peso do nosso corpo. O peso corporal, suportado pela articulação durante a deambulação, ajuda a aumentar as lesões da cartilagem do joelho com o passar do tempo.

CARTILAGEM

Cartilagem é o tecido branco e brilhante que reveste as extremidades ósseas dentro de uma articulação. No joelho existe cartilagem no fêmur, na tíbia e na patela. A cartilagem é um tecido nobre no nosso corpo, que funciona como um amortecedor para que os ossos se articulem entre si com o mínimo de atrito. A cartilagem é um tecido especializado, com características fisiológicas especiais. O grande problema da cartilagem é que ela não tem capacidade de regeneração. Lesões acometendo a cartilagem do joelho não se regeneram e tendem a aumentar com o passar do tempo e com o uso diário da articulação.

LESÃO CONDRAL

Traumatismos e doenças degenerativas, como a artrose e a condromalácia, são as causas mais comuns de lesão na cartilagem do joelho. Os traumatismos mais comuns são aqueles que acontecem durante a prática de esportes, mas podem acontecer em qualquer situação. Uma queda simples dentro de casa, por exemplo, pode ser suficiente para machucar a cartilagem do joelho.

ARTROSE

A artrose é a doença que mais acomete o joelho. Ela é caracterizada pela degeneração da cartilagem. É uma doença comum em pessoas com mais de 60 anos de idade.

CONDROMALÁCIA

A condromalácia patelar é a condropatia que acomete a cartilagem da patela, o osso móvel localizado na frente do joelho. A cartilagem fica amolecida. É uma doença comum em pessoas mais jovens. As mulheres são mais acometidas pela condromalácia do que os homens.

LESÕES NA CARTILAGEM DO JOELHO

SINTOMAS

Os principais sintomas de comprometimento da cartilagem do joelho são: dor, inchaço, rigidez articular, crepitação articular e falseio. A dor das lesões da cartilagem tende a ser contínua, mesmo durante o repouso, e piora quando o paciente anda, ou seja, quando o joelho lesionado suporta o peso do corpo. O inchaço costuma também ser constante e o joelho só desincha com medicamentos anti-inflamatórios. Algum grau de rigidez articular pode ser observado, principalmente pela manhã, assim que o paciente acorda. A sensação de areia dentro do joelho, rangidos, estalos e estalidos indicam irregularidades nas superfícies cartilaginosas. Lesões condrais podem também provocar a sensação de falseio do joelho, que é a percepção de que alguma coisa falhou ou saiu do lugar dentro da articulação.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico das lesões condrais do joelho é feito pelo exame de ressonância magnética. O exame precisa ter boa qualidade para que o médico ortopedista especialista em joelho possa analisar a cartilagem em imagens de alta definição.

ESPECIALISTA

Um médico especialista deve ser consultado sempre que o joelho sofrer um traumatismo ou apresentar qualquer um dos sintomas citados anteriormente. Muitas lesões da cartilagem, principalmente as de origem traumática, comuns durante a prática de esportes, costumam ser pequenas e os sintomas do joelho machucado, nesses casos, desaparece em alguns dias. Mas a lesão não está curada e nem foi tratada. Como há tendência da lesão aumentar com o passar do tempo, há necessidade do joelho machucado ser avaliado logo após o traumatismo, mesmo que os sintomas sejam pouco significativos. Esse cuidado pode evitar problemas mais sérios no futuro.

TRATAMENTO

Existem diversos tratamentos para as lesões da cartilagem do joelho. Os tratamentos podem ser conservadores ou cirúrgicos. Como cada caso tem as suas particularidades, somente um médico especialista poderá diagnosticar e instituir o tratamento correto para as diferentes lesões da cartilagem do joelho.

ÁCIDO HIALURÔNICO

A aplicação intra-articular de medicamentos à base de ácido hialurônico, tratamento conhecido como viscossuplementação, é um dos melhores tratamentos na atualidade para as lesões da cartilagem. O tratamento é inovador, moderno e seguro e já existe há vários anos em países do primeiro mundo.

WhatsApp
(41) 98824-3384
Cadastro
Agendamento