RIGIDEZ ARTICULAR

RIGIDEZ ARTICULAR DO JOELHO

A rigidez articular do joelho é uma queixa relativamente comum no consultório, principalmente entre os pacientes de mais idade e aqueles que são sedentários. A rigidez do joelho pode ser causada pela pouca flexibilidade articular devido a desequilíbrios musculares nos membros inferiores, lesões, artrofibrose, doenças reumáticas e artrose.

LESÃO MENISCAL

Os meniscos são duas estruturas de fibrocartilagem, com o formato de um “C”, localizados um em cada lado do joelho ( medial e lateral ). Eles fazem a adaptação do fêmur com a tíbia e têm a função de amortecedores. Um menisco lesionado pode provocar rigidez articular no joelho. Os sintomas mais comuns de lesão de menisco, além da rigidez articular, são: dor, inchaço, falseio, estalos e, eventualmente, bloqueio articular. Temos uma página no site sobre as lesões dos meniscos do joelho. Acesse o conteúdo clicando AQUI.

LESÃO LIGAMENTAR

Ligamentos são estruturas fibrosas e fortes que conectam os ossos do joelho entre si e mantêm a articulação estável. Traumatismos indiretos ( entorses ) podem romper os ligamentos do joelho. Um ligamento lesionado pode provocar rigidez articular no joelho. Os sintomas mais comuns de lesão ligamentar do joelho, além da rigidez articular, são: dor, inchaço e falseio. Temos uma página no site sobre a lesão do ligamento cruzado anterior ( LCA ), uma das lesões ligamentares mais comuns do joelho. Acesse o conteúdo clicando AQUI.

ARTROFIBROSE

A artrofibrose, também conhecida como síndrome do joelho rígido, acontece quando uma quantidade excessiva de tecido cicatricial se forma ao redor e no interior da articulação. A artrofibrose pode acontecer após cirurgias no joelho. Cerca de 6% das pessoas submetidas à cirurgia de prótese de joelho apresentam algum grau de artrofibrose. Além da rigidez articular, pacientes que desenvolvem artrofibrose no joelho também apresentam dor, inchaço e o joelho afetado costuma estar mais quente do que o resto do corpo.

RIGIDEZ DO JOELHO

DOENÇAS REUMÁTICAS

Várias doenças reumáticas provocam artrite no joelho. O processo inflamatório, dependendo da sua intensidade, pode provocar rigidez articular no joelho. A rigidez articular causada pela artrite reumatóide, por exemplo, é bem conhecida e descrita na literatura médica.

ARTROSE

Artrose é nome que se dá à doença onde ocorre o desgaste da cartilagem que reveste os ossos dentro do joelho que, no seu grau máximo, leva ao atrito de osso com osso. A rigidez articular do joelho acontece com a evolução do processo degenerativo. O joelho com artrose pode apresentar dor, inchaço, deformidade e rigidez articular. Temos uma página no site sobre artrose no joelho. Acesse o conteúdo clicando AQUI.

ESPECIALISTA

Pessoas que percebem rigidez articular no joelho devem consultar um médico especialista. Geralmente a rigidez articular é consequência de outro problema no joelho e o tratamento acaba sendo focado na causa principal da rigidez.

WhatsApp
(41) 98824-3384
Cadastro
Agendamento