
FALSEIO DO JOELHO
Falseio do joelho é o nome que se dá à sensação de falta de firmeza, de insegurança, de folga na articulação. O paciente sente que o seu joelho sai do lugar ou falha quando ele anda. Os falseios do joelho podem estar associados com outros sintomas como dor, inchaço e crepitações. A queixa dos pacientes – meu joelho sai do lugar – é a melhor descrição da percepção da instabilidade. O falseio do joelho não deve ser menosprezado. O joelho é uma articulação grande e complexa. Joelhos saudáveis são necessários para ficar em pé, andar, correr, pular e sentar. Falseios do joelho têm um impacto enorme na nossa capacidade de deambular e praticar atividades físicas.
FALSEIO DO JOELHO
Falseio significa falhar. Os pacientes descrevem a sensação de que o joelho falhou, que saiu do lugar ou está instável dizendo que estão com falseio no joelho. O joelho repentinamente perde a capacidade de suportar o peso corporal e cede. O sintoma pode prejudicar a deambulação. Muitos pacientes ficam temerosos de caminhar porque sabem que os seus joelhos podem falhar. As mulheres, por causa da maior largura dos quadris, são mais propensas do que os homens a experimentar instabilidade do joelho. Estar acima do peso também aumenta o risco de instabilidade devido à pressão adicional no joelho.
RISCOS
O falseio do joelho aumenta o risco de quedas. Uma queda pode resultar em machucados importantes, principalmente em pessoas de mais idade. A causa dos falseios do joelho deve ser identificada e tratada para minimizar o risco de quedas. Indivíduos com mais de 65 anos de idade, quando sofrem quedas, costumam sofrer também alguma fratura. Em pacientes jovens a instabilidade do joelho pode levar a outras lesões articulares, normalmente envolvendo os meniscos e/ou a cartilagem.
CAUSAS
As causas mais comuns do falseio do joelho são: lesão do ligamento cruzado anterior ( LCA ), lesões dos meniscos, lesões da cartilagem, lesões da articulação patelofemoral, corpos livres intra-articulares, plica sinovial, lesões dos ligamentos colaterais e lesões multiligamentares. As causas mais frequentes de falseio do joelho em jovens são a lesão do ligamento cruzado anterior ( LCA ) e a luxação patelar. Em pessoas de mais idade a causa mais comum de falseio no joelho é a artrose.

LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR
A rotura do ligamento cruzado anterior ( LCA ), comum no nosso meio em jovens jogadores de futebol, é causa de instabilidade articular importante. A prática de atividades físicas pode ficar impossível quando o LCA não está íntegro.
ARTROSE
A causa mais comum de falseio do joelho em pacientes idosos é a artrose. A degeneração do tecido condral costuma estar associada com desvios do eixo do membro inferior. Joelho varo e joelho valgo desestabilizam o equilíbrio ligamentar da articulação.
LUXAÇÃO PATELAR
O deslocamento da patela do seu sulco no fêmur provoca uma sensação intensa de instabilidade articular no joelho. Pacientes que apresentam luxação patelar recidivante costumam sentir medo de que a patela saia do lugar durante a prática de atividades físicas.

NEUROLOGIA
Neuropatias comprometendo os nervos dos membros inferiores, como a neuropatia do nervo femoral, podem cursar com falseio do joelho, atrofia muscular, fraqueza muscular e amortecimentos. Diabetes, certos medicamentos, alcoolismo e ferimentos são causas comuns de neuropatia. Alguns pacientes portadores de doenças neurológicas, como a esclerose múltipla, também podem apresentar o sintoma de falseio dos joelhos. Fadiga, tontura, tremores, espasmos, rigidez, fraqueza e dormência das pernas são sintomas comuns da esclerose múltipla.
TRATAMENTO
Não existe um tratamento específico para o falseio do joelho. O tratamento é focado da causa do falseio. Assim, lesões e doenças causadoras do falseio é que devem ser tratadas. O falseio do joelho desaparece quando a sua causa é tratada. Os tratamentos podem ser conservadores ou cirúrgicos.
PREVENÇÃO
Exercícios para o fortalecimento e o alongamento dos músculos dos membros inferiores podem prevenir o sintoma de instabilidade nos joelhos. Vários estudos já constataram que existe uma correlação entre a quantidade de massa muscular das pernas, tempo de vida e doenças na velhice. Pessoas com músculos dos membros inferiores fracos vivem menos e têm mais doenças na velhice. Até mesmo a capacidade cognitiva é afetada. Manter os músculos das pernas fortes é um importante sinal de longevidade. A força muscular das pernas é perdida naturalmente com o passar dos anos e rapidamente se o indivíduo ficar inativo. Fortalecer a musculatura das pernas deve ser uma prioridade para toda pessoa que deseja viver mais e ter uma velhice tranquila e sem doenças.
ESPECIALISTA
Pacientes com o sintoma de falseio no joelho devem consultar um médico ortopedista especialista em joelho.