FALSEIO DO JOELHO

FALSEIO DO JOELHO

Falseio do joelho é o nome que se dá à sensação de falta de firmeza, de insegurança, de folga na articulação. O paciente sente que o seu joelho sai do lugar ou falha quando ele anda. Os falseios do joelho podem estar associados com outros sintomas como dor, inchaço e crepitações. A queixa dos pacientes – meu joelho sai do lugar – é a melhor descrição da percepção da instabilidade. O falseio do joelho não deve ser menosprezado. O joelho é uma articulação grande e complexa. Joelhos saudáveis são necessários para ficar em pé, andar, correr, pular e sentar. Falseios do joelho têm um impacto enorme na nossa capacidade de deambular e praticar atividades físicas.

FALSEIO DO JOELHO

Falseio significa falhar. Os pacientes descrevem a sensação de que o joelho falhou, que saiu do lugar ou está instável dizendo que estão com falseio no joelho. O sintoma pode prejudicar a deambulação. Muitos pacientes ficam temerosos de caminhar porque sabem que os seus joelhos podem falhar. As mulheres, por causa da maior largura dos quadris, são mais propensas do que os homens a experimentar instabilidade do joelho. Estar acima do peso também aumenta o risco de instabilidade devido à pressão adicional no joelho.

RISCOS DO FALSEIO DO JOELHO

O falseio do joelho aumenta o risco de quedas. Uma queda pode resultar em machucados importantes, principalmente em pessoas de mais idade. A causa dos falseios do joelho deve ser identificada e tratada para minimizar o risco de quedas. Indivíduos com mais de 65 anos de idade, quando sofrem quedas, costumam sofrer também alguma fratura. Em pacientes jovens a instabilidade do joelho pode levar a outras lesões articulares, normalmente envolvendo os meniscos e/ou a cartilagem.

CAUSAS DE FALSEIO DO JOELHO

As causas mais comuns do falseio do joelho são: lesão do ligamento cruzado anterior ( LCA ), lesões dos meniscos, lesões da cartilagem, lesões da articulação patelofemoral, corpos livres intra-articulares, lesões dos ligamentos colaterais e lesões multiligamentares. As causas mais frequentes de falseio do joelho em jovens são a lesão do ligamento cruzado anterior ( LCA ) e a luxação patelar. Em pessoas de mais idade a causa mais comum de falseio no joelho é a artrose.

FALSEIO JOELHO

FALSEIO DO JOELHO E LCA

A rotura do ligamento cruzado anterior ( LCA ), comum no nosso meio em jovens jogadores de futebol, é causa de instabilidade articular importante. A prática de atividades físicas pode ficar impossível quando o LCA não está íntegro.

FALSEIO DO JOELHO E ARTROSE

A causa mais comum de falseio do joelho em pacientes idosos é a artrose. A degeneração do tecido condral costuma estar associada com desvios do eixo do membro inferior. Joelho varo e joelho valgo desestabilizam o equilíbrio ligamentar da articulação.

FALSEIO DO JOELHO E LUXAÇÃO PATELAR

O deslocamento da patela do seu sulco no fêmur provoca uma sensação intensa de instabilidade articular no joelho. Pacientes que apresentam luxação patelar recidivante costumam sentir medo de que a patela saia do lugar durante a prática de atividades físicas.

FALSEIO E INSEGURANÇA NO JOELHO

NEUROLOGIA

Neuropatias comprometendo os nervos dos membros inferiores podem cursar com falseio do joelho, atrofia muscular, fraqueza muscular e amortecimentos. Alguns pacientes portadores de doenças neurológicas também podem apresentar o sintoma de falseio dos joelhos.

TRATAMENTO DO FALSEIO

Não existe um tratamento específico para o falseio do joelho. O tratamento é focado da causa do falseio. Assim, lesões e doenças causadoras do falseio é que devem ser tratadas. O falseio do joelho desaparece quando a sua causa é tratada. Os tratamentos podem ser conservadores ou cirúrgicos.

ESPECIALISTA

Pacientes com o sintoma de falseio no joelho devem consultar um médico ortopedista especialista em joelho.