FRAQUEZA NOS JOELHOS

FRAQUEZA NOS JOELHOS

A sensação de fraqueza nos joelhos ou de falta de força envolvendo a articulação do joelho não é muito comum. Esse sintoma costuma estar associado a várias doenças e lesões que podem ou não envolver diretamente a articulação do joelho. A queixa de fraqueza no joelho deve ser investigada por um médico especialista porque pode, eventualmente, envolver condições médicas graves.

FRAQUEZA NO JOELHO

A causa mais comum de fraqueza no joelho é uma lesão envolvendo um dos quatro principais ligamentos dessa articulação. Lesões envolvendo o ligamento cruzado anterior, ligamento cruzado posterior, ligamento colateral medial ou o ligamento colateral lateral deixam a articulação do joelho instável e o paciente pode relatar a sensação de fraqueza no joelho. A integridade dos quatro principais ligamentos do joelho é necessária para manter a articulação estável. O joelho humano é uma articulação complexa e que suporta carga. A estabilidade articular é fundamental para o funcionamento normal do joelho.

CAUSAS DE FRAQUEZA NO JOELHO

A lista de doenças e lesões que podem cursar com a sensação de fraqueza no joelho é grande. Ela engloba doenças comuns e também condições médicas raras. A queixa de fraqueza no joelho deve ser investigada com atenção. As causas médicas de fraqueza no joelho relatadas na literatura médica são: fadiga, fome, desidratação, problemas na tireóide, alterações na glicemia, hipotensão arterial, obesidade, miastenia, uso excessivo do joelho, entorse, alterações pós-menopausa, degeneração relacionada com a idade, compressão nervosa no canal vertebral, artrose do joelho, artrose da coluna, tendinite no joelho, hérnia de disco, lesão da medula espinhal, AVC, fraturas, esclerose múltipla, plica sinovial e síndrome do trato iliotibial. Existem muitas outras condições médicas que podem provocar a sensação de fraqueza nos joelhos, mas as mais conhecidas no meio médico são as que acabamos de citar.

FRAQUEZA NO JOELHO

TOXINAS E DROGAS

Medicamentos como as estatinas, prescritos para controlar os níveis de colesterol no sangue, podem causar a sensação de fraqueza nos joelhos. O mesmo problema pode acontecer com o uso contínuo de corticoesteróides. Toxinas, como a toxina botulínica, podem deixar o joelho enfraquecido. Existe também o relato de que o envenenamento por organofosforados pode provocar fraqueza nos joelhos.

FRAQUEZA E FALSEIO

Não se deve confundir o sintoma de fraqueza no joelho com o sintoma de falseio do joelho. Eles são diferentes. O paciente com fraqueza no joelho refere que não tem forças para movimentar a articulação. O paciente com falseio no joelho relata que o seu joelho parece que sai do lugar, que falseia, que está instável, mas a força muscular está preservada.

FRAQUEZA MUSCULAR

A fraqueza muscular é caracterizada, clinicamente, pela diminuição da força dos músculos. Essa diminuição da força pode ser testada em equipamentos como o dinamômetro isocinético computadorizado. A fraqueza muscular pode afetar apenas um músculo, um conjunto de músculos ou todos os músculos de um membro. A articulação do joelho, devido aos seus aspectos anatômicos, precisa ser protegida pelos músculos que estão ao seu redor.

SINTOMAS ASSOCIADOS

A fraqueza no joelho pode estar associada com outros sintomas como dor, joelho inchado, falseio, joelho quente, crepitações e bloqueio articular. A associação de sintomas pode ajudar o médico especialista a fazer o diagnóstico correto da causa da fraqueza nos joelhos.

DIAGNÓSTICO

Vimos que muitas doenças e lesões podem causar a sensação de fraqueza no joelho. As condições que envolvem o joelho diretamente devem ser diagnosticadas e tratadas por um médico ortopedista especialista na área. Outros médicos especialistas podem ajudar no diagnóstico quando a causa da fraqueza tem origem em outras partes do corpo ou está relacionada a uma doença sistêmica.

JOELHOS FRACOS

EXAMES

Diversos exames podem ser solicitados pelo especialista para diagnosticar a causa de fraqueza nos joelhos. Os exames de imagem mais comuns são o RX, ecografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética. Exames laboratoriais e eletroneuromiografia são exames que também podem ajudar no diagnóstico.

TRATAMENTO

O tratamento da fraqueza no joelho é direcionado ao problema principal que foi diagnosticado nos exames. Poderá ser um tratamento clínico ou até cirúrgico, dependendo do caso. Quando todos os exames clínicos, de imagem e laboratoriais não diagnosticam uma lesão ou doença, o tratamento indicado é o fortalecimento muscular.

FORTALECIMENTO DO JOELHO

Descartadas lesões ou doenças, é possível tratar a fraqueza nos joelhos com exercícios de fortalecimento muscular. O fortalecimento dos músculos é feito com exercícios de musculação. Esses exercícios devem ser orientados por um educador físico ou fisioterapeuta. O objetivo é ganhar força muscular. Na musculação o ganho de força muscular é obtido através de vários exercícios contra uma resistência. A sensação de fraqueza deverá diminuir e desaparecer à medida que os músculos são fortalecidos.

WhatsApp
(41) 98824-3384
Cadastro
Agendamento