MACHUCADO NO JOELHO

ENTORSE E CONTUSÃO DO JOELHO

Entorse é um mecanismo de traumatismo articular indireto, uma torção, que costuma lesionar as estruturas ligamentares ao redor e no interior do joelho. Já a contusão é um mecanismo de traumatismo direto, uma pancada, que pode atingir qualquer parte do joelho. Entorses e contusões são machucados comuns que acometem o joelho no dia a dia, principalmente durante a prática de esportes. Uma entorse e uma contusão simples tendem a cicatrizar em alguns dias, muitas vezes sem necessidade de uma visita ao médico especialista. Entorses e contusões de maior magnitude podem resultar em lesões mais graves, como rompimento de ligamentos e fraturas ósseas. O ligamento cruzado anterior, por exemplo, é rompido em entorses do joelho quando o pé fica fixado no chão e o corpo gira sobre o joelho. Nesses casos mais graves o quadro de dor costuma ser intenso, o joelho fica bastante inchado e movimentá-lo ou tentar andar se torna praticamente impossível. Nesses casos a consulta com um médico ortopedista especialista em joelho é fundamental para o diagnóstico e o correto tratamento da lesão.

O QUE FAZER?

Em Medicina Esportiva usamos o protocolo PRICE no primeiro atendimento de uma entorse ou contusão do joelho. PRICE é o acrônimo, em inglês, das letras iniciais das seguintes palavras: PROTECTION, REST, ICE, COMPRESSION e ELEVATION.

PROTECTION

Proteger o joelho machucado para evitar novas lesões ou o agravamento da lesão. A proteção pode ser feita com talas para imobilização e/ou muletas para que não se coloque o peso do corpo sobre o joelho machucado. Uma proteção funcional, que pode ser um BRACE ou uma JOELHEIRA, pode ser colocada no joelho, se necessário.

REST

O repouso consiste em deixar o joelho machucado quieto. Nada de fazer massagens ou fazer movimentos bruscos para “colocar o joelho no lugar”. Isso pode agravar a lesão. O repouso também é importante para a cicatrização dos tecidos lesionados.

ICE

Compressas de gelo são muito importantes. Aliviam a dor e evitam que o joelho inche muito. Importante lembrar que as compressas de gelo devem ser usadas sempre e não, como se fazia antigamente, usar gelo nas primeiras 24 horas e depois compressas quentes. Use sempre gelo, mesmo vários dias depois da lesão. O gelo reduz as necessidades metabólicas dos tecidos lesionados ao provocar vasoconstrição, diminuindo as descargas dolorosas nos receptores nervosos e diminuindo também o espasmo muscular. As compressas de gelo sobre o joelho podem ser feitas por até 30 minutos a cada 2 horas.

COMPRESSION

A compressão do joelho ajuda a aliviar a dor e evitar que ele inche muito. Pode ser feita com uma atadura ou, minha preferência, com a própria bolsa de gelo. Existem modelos com tiras de Velcro® que podem ser aplicadas ao redor da articulação. A compressão tem que ser suave, pois uma compressão muito forte pode impedir o retorno venoso adequado e piorar a situação.

ELEVATION

O joelho irá inchar menos se for colocado numa posição onde ele fique acima do nível do coração. Isso pode ser feito com o paciente deitado e a colocação de almofadas ou travesseiros sob o joelho. Essa elevação facilita o retorno venoso e a drenagem do fluido extravascular para fora do local da lesão.

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