JOELHEIRAS

JOELHEIRAS

Os fabricantes de JOELHEIRAS afirmam que elas são indicadas para a prática de esportes e para o tratamento de lesões ortopédicas. O uso de joelheiras nos esportes, como forma de proteger joelhos sadios de lesões, é muito importante. O seu uso é controverso no tratamento de lesões ortopédicas. Em muitos casos, em vez de ajudar, uma joelheira pode piorar as lesões do joelho porque mascara sintomas importantes como dor e instabilidade articular.

ESPORTES

Em algumas modalidades esportivas os atletas precisam proteger os seus joelhos contra lesões. No voleibol, por exemplo, o uso de joelheiras evita lesões que poderiam acontecer devido ao impacto repetitivo dos joelhos dos jogadores contra a quadra. Nesses casos o uso de joelheiras é fundamental e a escolha do modelo fica a critério do atleta, que normalmente segue as orientações do seu treinador.

LESÕES ORTOPÉDICAS

O uso de joelheiras no tratamento de lesões ortopédicas é controverso. Pessoas com lesões nos meniscos, lesões nos ligamentos e artrose, por exemplo, costumam usar joelheiras, por conta própria, para diminuir a dor, o inchaço e a instabilidade articular. Biomecanicamente falando, não faz muita diferença usar ou deixar de usar uma joelheira. Ela não consegue restringir os movimentos articulares nem aliviar a carga que a articulação suporta. Mas o seu uso pode diminuir a dor e dar a sensação de mais firmeza num joelho machucado. E aí está o problema. A compressão que a joelheira faz pode dar essa sensação de estabilidade, de firmeza, mas é uma falsa impressão. Estudos mostraram que uma lesão pode ser agravada devido ao uso da joelheira. A propriocepção articular fica alterada e pode predispor o joelho a novas lesões ou ao agravamento das lesões existentes. Ao ter a sensação de que o joelho não tem problemas o paciente pode forçar indevidamente a articulação.

ESPECIALISTA

O uso de joelheiras no tratamento de lesões ortopédicas deve ser feito com orientação médica. Sugerimos, para quem tem problemas no joelho, que não use joelheira por conta própria sem antes receber orientações de um MÉDICO ORTOPEDISTA ESPECIALISTA EM JOELHO.

WhatsApp
(41) 98824-3384