JOELHEIRAS

JOELHEIRAS

Joelheiras são órteses usadas nos joelhos. Órtese é qualquer dispositivo externo aplicado ao corpo para proteção ou melhora funcional. As joelheiras têm diversas funções. Elas podem proteger os joelhos contra lesões, fornecer acolchoamento para a prática de determinadas atividades e ajudar na reabilitação. Existem diversos tipos de joelheiras. Um médico ortopedista deve ser consultado para prescrição do tipo de joelheira mais indicado para o paciente.

JOELHEIRAS

Joelheiras são usadas em diversos tipos de trabalho, na prática de esportes e no tratamento de lesões ortopédicas. Bebês podem usá-las quando começam a engatinhar. Elas reduzem o impacto sofrido pelo joelho durante uma queda, evitando lesões e fraturas. Também aumentam a confiança, a concentração e a segurança dos trabalhadores que ficam muito tempo ajoelhados. O ajoelhamento prolongado é uma das causas de deterioração da cartilagem da patela e o uso dessas órteses pode prevenir esse tipo de dano. O seu uso é controverso no tratamento das lesões ortopédicas porque, em muitos casos, o uso de joelheiras pode piorar as lesões do joelho e mascarar sintomas importantes como dor e instabilidade articular.

JOELHEIRAS PROFISSIONAIS

TRABALHO

Existem trabalhos que exigem ajoelhamento frequente ou constante. Mecânicos, encanadores, militares, instaladores de carpete, jardineiros, instaladores de rodapés e montadores de móveis, por exemplo, são profissões onde os profissionais podem ficar ajoelhados por longos períodos. Essas pessoas correm o risco de desenvolver bursite e artrose patelofemoral. Joelheiras podem ser usadas, nesses casos, como forma de aumentar o conforto durante a atividade profissional. Joelheiras para uso no trabalho devem ser leves, flexíveis e ter um bom acolchoamento.

JOELHEIRAS ESPORTIVAS

ESPORTES

Joelheiras são usadas na prática de diversas atividades esportivas como voleibol, skate, polo, críquete, patinação, handebol, basquetebol, futebol americano, ciclismo, hóquei, etc… As joelheiras esportivas servem para proteger os joelhos contra lesões. No voleibol, por exemplo, o uso de joelheiras evita lesões que poderiam acontecer devido ao impacto repetitivo dos joelhos dos jogadores contra a quadra. A escolha do tipo de joelheira para usar na prática esportiva fica a critério do atleta, que normalmente segue as orientações do seu treinador. Existem joelheiras específicas para alguns esportes.

JOELHEIRAS ORTOPÉDICAS

ORTOPEDIA

Joelheiras ortopédicas fornecem compressão e algum suporte para os joelhos, mas não devem restringir os movimentos. Elas podem envolver todo o joelho ou serem específicas apenas para a patela. O uso de joelheiras no tratamento de lesões ortopédicas é controverso. Pacientes com lesões nos meniscos, lesões ligamentares, luxação da patela e artrose, por exemplo, costumam usar joelheiras, por conta própria, para diminuir a dor, o inchaço e a instabilidade articular. Biomecanicamente falando, não faz muita diferença usar ou deixar de usar uma joelheira nesses casos porque ela não consegue restringir os movimentos articulares nem aliviar a carga que a articulação suporta. O seu uso pode diminuir a dor e dar a sensação de mais firmeza num joelho machucado. Também ajuda a manter a patela no lugar nos casos de luxação patelar recidivante. E é aí que está o problema. A compressão que a joelheira faz pode dar a sensação de estabilidade, de firmeza, mas é uma falsa impressão. Estudos mostraram que uma lesão pode ser agravada devido ao uso da joelheira. A propriocepção articular fica alterada e pode predispor o joelho a novas lesões ou ao agravamento das lesões existentes. A circulação sanguínea do membro inferior pode ser comprometida e a musculatura do joelho pode atrofiar se as órteses forem usadas por longos períodos. Ao ter a sensação de que o joelho não tem problemas o paciente pode acabar forçando indevidamente a articulação.

ESPECIALISTA

O uso de joelheiras no tratamento de lesões ortopédicas deve ser feito com orientação médica. Pacientes com problemas no joelho não devem usar joelheira por conta própria sem antes consultar um médico ortopedista especialista em joelho. O médico indicará o tamanho, o modelo e a forma correta de uso para o caso específico do paciente.