ARTROSE PATELOFEMORAL

A artrose do joelho é uma doença articular crônica, degenerativa e inflamatória que afeta cerca de um terço das pessoas com mais de 60 anos de idade. A cartilagem do joelho é degenerada pela doença, que costuma levar à perda da independência funcional e diminuição da qualidade de vida do paciente porque compromete a locomoção. A artrose é uma doença que ainda não tem cura conhecida. Nos estágios avançados, quando há grande comprometimento e dor articular, a solução é a cirurgia de substituição da articulação ( artroplastia ), onde o joelho artrósico é substituído por uma prótese.

COMPARTIMENTOS DO JOELHO

O joelho possui três compartimentos: anterior, medial e lateral. A artrose, mais comumente, compromete os três compartimentos da articulação. Mas, em alguns pacientes, o comprometimento é de apenas um dos compartimentos. A artrose patelofemoral compromete apenas o compartimento anterior, onde a patela se articula com a tróclea do fêmur. Estudos recentes sugerem que a artrose patelofemoral deva ser considerada uma entidade nosológica distinta da artrose do joelho. O compartimento patelofemoral é bastante comprometido pela artrose.

CONDROMALÁCIA

A condromalácia patelar, também conhecida como condropatia patelar, é o primeiro estágio do processo degenerativo da cartilagem do compartimento patelofemoral. A condromalácia não tratada evoluirá para artrose.

CARTILAGEM DA PATELA

A cartilagem da patela tem características bioquímicas e mecânicas distintas da cartilagem que recobre o fêmur e a tíbia. É a cartilagem mais espessa do nosso corpo. Ela se deforma mais e, devido à biomecânica da articulação do joelho, que faz da patela o centro de uma poderosa alavanca, suporta forças compressivas muito grandes.

ARTICULAÇÃO PATELOFEMORAL

Dor na região anterior do joelho, principalmente quando se sobe escadas, agacha ou ajoelha, inchaço e crepitações são os sintomas clássicos do comprometimento da cartilagem da articulação patelofemoral. Rangidos, dor e inchaço na região anterior do joelho não são normais. Dor na região anterior do joelho, ao descer escadas, é o primeiro sintoma relatado pela grande maioria dos pacientes com artrose.

EXAMES

Radiografias do compartimento femoropatelar mostram, quando há artrose, a presença de osteófitos, diminuição do espaço articular, esclerose subcondral e até geodos ( cistos subcondrais ). A ressonância magnética é o melhor exame para se diagnosticar a artrose patelofemoral.

O tratamento da artrose patelofemoral responde muito bem, nas fases iniciais, à viscossuplementação. Cirurgias artroscópicas podem ser indicadas em alguns casos para toalete, condroplastia e facetectomia. Raros casos podem precisar de artroplastia patelofemoral.