GEODO JOELHO

GEODOS NO JOELHO

Geodos são pequenos cistos subcondrais que se desenvolvem frequentemente no joelho com artrose. Os geodos, identificados nos exames de imagem do joelho, são patognomônicos da articulação artrósica, juntamente com outros sinais radiológicos clássicos.

ARTROSE

Artrose é a doença caracterizada pela degeneração da cartilagem, o tecido branco e brilhante que reveste os ossos dentro das articulações sinoviais. A artrose é a doença que mais acomete o joelho. É mais comum em pessoas acima de 60 anos de idade. A doença pode comprometer significativamente a qualidade de vida do paciente.

GEODOS

Geodos, também conhecidos como cistos subcondrais, são lesões líticas bem definidas que se desenvolvem nas superfícies ósseas expostas, onde antes havia cartilagem, do joelho com artrose.

PATOLOGIA

Os geodos presumivelmente se formam quando o líquido sinovial é forçado para dentro do osso subcondral, resultando em pequenas coleções císticas preenchidas com o líquido articular. Contusões articulares também podem resultar na formação de cistos subcondrais.

EXAMES DE IMAGEM

RX, tomografia computadorizada e ressonância magnética são os exames de imagem que podem mostrar os geodos. A artrose do joelho é identificada nos exames de imagem pelos seguintes sinais: diminuição do espaço articular, esclerose subcondral, formação de osteófitos e presença de geodos.

GEODOS NO JOELHO

ASSOCIAÇÕES

Geodos não são encontrados apenas no joelho com artrose, mas também no joelho acometido pela artrite reumatóide, condrocalcinose e osteonecrose.

TRATAMENTO

Geodos raramente causam problemas por si mesmos. São, mais comumente, achados de exames de imagem e costumam ser descritos pelos médicos radiologistas nos laudos dos exames de joelhos com artrose. Em casos suspeitos uma biópsia óssea pode ser solicitada pelo médico especialista para descartar uma lesão epifisária maligna, mas isso é muito raro.

DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL

Geodos devem ser diferenciados de lesões epifisárias líticas.