BIÓPSIA DO JOELHO

Biópsia do joelho é o procedimento médico para coleta de fragmentos de tecidos da articulação para análise laboratorial e diagnóstico de doenças. As amostras coletadas podem ser analisadas detalhada e isoladamente no laboratório por um médico patologista. Diferentes tipos de artrites, doenças autoimunes, infecções e tumores podem ser diagnosticados através de uma biópsia do joelho.

BIÓPSIA DO JOELHO

Biópsia do joelho é um procedimento relativamente simples indicado para se diagnosticar diferentes patologias que podem acometer a articulação. Pequenos fragmentos do tecido a ser analisado são colhidos e enviados para estudo em ambiente laboratorial. A análise do material é feita por um médico patologista. Muitas doenças podem ser diagnosticadas através de uma biópsia do joelho, desde doenças simples como uma verruga até doenças autoimunes e tumores raros. Algumas doenças só são diagnosticadas através de uma biópsia do joelho.

BIÓPSIA DE JOELHO

TECIDOS

O joelho é a maior e mais complexa articulação do nosso corpo. Ele é formado por diferentes tecidos histológicos. Ossos, músculos, tendões, ligamentos, cartilagem, cápsula articular, tecido sinovial e meniscos são estruturas anatômicas do joelho constituídas por tecidos histológicos diferenciados. Qualquer uma dessas estruturas pode ser acometida por uma patologia. A maioria das doenças que acometem o joelho são diagnosticadas através do exame físico da articulação e de exames complementares. Os principais exames complementares são os exames de imagem. Radiografia, ecografia, tomografia computadorizada, cintilografia óssea e ressonância magnética são os exames de imagem mais solicitados pelos médicos ortopedistas para elucidar os problemas do joelho. Mas, em algumas situações, o exame físico e os exames de imagem podem não ser suficientes para se fechar o diagnóstico definitivo de uma doença do joelho. Nesses casos outros exames complementares podem ser solicitados. A biópsia do joelho é um desses exames e pode ser fundamental para o diagnóstico de algumas doenças como infecções, doenças proliferativas, doenças infiltrativas e doenças de depósito. A biópsia também serve para exclusão de doenças no diagnóstico diferencial.

BIÓPSIA JOELHO

PROCEDIMENTO

A coleta de fragmentos para biópsia do joelho pode ser feita de várias maneiras, no consultório médico ou num hospital. Punches dermatológicos, bisturis, agulhas para biópsia e pinças artroscópicas para biópsia são os instrumentos cirúrgicos utilizados para colher pedaços do tecido a ser estudado. Muitas biópsias do joelho são feitas durante uma artroscopia. A coleta é feita sob anestesia e não causa desconforto para o paciente.

DOENÇAS DIAGNOSTICADAS

Sarcoidose, condromatose sinovial, sinovite vilonodular pigmentada, hemocromatose, amiloidose, infecções granulomatosas, artrite reumatóide, artrite séptica, gota e tumores são alguns exemplos de doenças que podem ser diagnosticadas com uma biópsia do joelho.