OSSOS DO JOELHO

OSSOS DO JOELHO

O joelho é uma articulação sinovial. Ele é formado pela articulação de três ossos: fêmur, tíbia e patela. O fêmur é o osso da coxa, a tíbia é o osso da perna e a patela é o osso móvel localizado na frente do joelho. Os três ossos do joelho têm um revestimento de cartilagem nas superfícies que se articulam entre si. É a cartilagem que permite que os ossos deslizem entre si quase sem atrito. O joelho é a maior articulação do nosso corpo e é também a articulação mais forte. Sua anatomia permite que a pessoa sente, fique de pé, ande, corra e pule sem maiores problemas.

OSSOS DO JOELHO

Os três ossos que formam a articulação do joelho permitem a junta trabalhar como uma dobradiça. Além de flexionar e estender, o joelho também possui um pequeno movimento giratório. A anatomia dos ossos do joelho permite esses movimentos que são feitos pelos grandes músculos ao redor da articulação. A biomecânica do joelho é bastante complexa. O fêmur se articula com a tíbia formando a articulação femorotibial. A patela se articula apenas com o fêmur formando a articulação patelofemoral. Os ossos do joelho são bastante fortes e capazes de suportar cargas significativas.

FÊMUR

A extremidade distal do fêmur é a estrutura óssea proximal da articulação do joelho. Os côndilos femorais medial e lateral e o sulco troclear são os elementos anatómicos mais importantes para a articulação.

TÍBIA

A extremidade proximal da tíbia é a estrutura óssea distal da articulação do joelho. Os platôs tibiais medial e lateral, as espinhas tibiais e a tuberosidade anterior são os elementos anatômicos mais importantes para a articulação.

PATELA

A patela é um osso sesamóide localizado na frente do joelho. Ela encontra-se dentro do tendão patelar e sua superfície articular desliza dentro do sulco troclear do fêmur.

OSSOS JOELHO

EXAMES DE IMAGEM

Os ossos do joelho podem ser identificados nos exames de RX, tomografia computadorizada, cintilografia óssea e ressonância magnética do joelho. Esses são os exames de imagem que os médicos ortopedistas especialistas em joelho podem solicitar para avaliar os ossos da articulação do joelho. A radiografia costuma ser o primeiro exame para avaliação do joelho. A ressonância magnética é o exame mais completo porque mostra todas as estruturas da articulação. Lesões e diversas doenças podem acometer os ossos do joelho.

E A FÍBULA?

O joelho é formado por três ou quatro ossos? Alguns anatomistas consideram a fíbula como osso integrante do joelho porque nela se inserem estruturas ligamentares e tendíneas que fazem parte da articulação. Mas a maioria dos anatomistas concorda que a articulação do joelho é formada apenas pelos três ossos: fêmur, tíbia e patela. A fíbula não faz parte diretamente da articulação do joelho.