ARTICULAÇÃO DO JOELHO

ARTICULAÇÃO DO JOELHO

A articulação do joelho é a maior e mais complexa articulação do nosso corpo. Ela é formada por várias estruturas anatômicas e diferentes tecidos histológicos que trabalham em perfeita harmonia para exercer as suas funções. A articulação do joelho é fundamental para a locomoção do ser humano. Lesões e/ou doenças do joelho podem ter um impacto significativo na qualidade de vida de uma pessoa.

ARTICULAÇÃO DO JOELHO

A articulação do joelho é uma estrutura bastante complexa e é essencial para a locomoção humana. Sair da posição sentada, ficar em pé, andar, correr, pular, agachar e ajoelhar, por exemplo, são movimentos que dependem da articulação do joelho. O joelho é a maior e mais complexa articulação do nosso corpo. Ele faz parte do sistema musculoesquelético. O joelho é a articulação que une a coxa à perna, ou seja, une os dois maiores e mais fortes ossos do corpo humano: o fêmur e a tíbia. Dentro da articulação do joelho existem duas articulações distintas: a articulação femorotibial e a articulação femoropatelar. Várias estruturas anatômicas fazem parte da articulação do joelho. Ossos, cápsula articular, sinóvia, cartilagem, meniscos, ligamentos, músculos, tendões, bursas, vasos sanguíneos e nervos são os principais componentes que formam a articulação do joelho. O joelho é a articulação que mais suporta carga no nosso corpo. A articulação do joelho é uma articulação sinovial, bicondilar, do tipo dobradiça ou gínglimo modificada, cujos principais movimentos são a flexão e a extensão da perna em relação à coxa.

OSSOS

A articulação do joelho é formada por três ossos: fêmur, tíbia e patela. Alguns anatomistas, para fins de estudo, consideram a fíbula como sendo o quarto osso do joelho porque nela se inserem algumas estruturas ligamentares e tendíneas da articulação, mas a fíbula não tem superfície articular dentro do joelho.

CÁPSULA ARTICULAR

O joelho é envolto por uma cápsula articular, uma estrutura fibrosa e resistente que envolve toda a articulação deixando-a hermeticamente fechada e criando o espaço intra-articular onde o fêmur, a tíbia e a patela se articulam. As paredes internas da cápsula articular são revestidas pelo tecido sinovial.

SINÓVIA

A sinóvia, também conhecida como tecido sinovial ou membrana sinovial, é um tecido histológico especializado que reveste as paredes internas da cápsula da articulação do joelho. A sinóvia é responsável pela produção do líquido sinovial, o líquido lubrificante natural das articulações sinoviais. O líquido sinovial lubrifica as superfícies cartilaginosas que se articulam. Ele também é responsável pela nutrição da cartilagem.

ARTICULAÇÃO JOELHO

CARTILAGEM

A cartilagem é o tecido branco e brilhante que reveste as superfícies dos ossos que se articulam dentro de uma articulação sinovial. Ela permite o movimento dos ossos dentro da articulação com mínimo atrito. O fêmur distal, a patela e a tíbia proximal, dentro do joelho, são revestidos por cartilagem. As superfícies cartilaginosas da articulação do joelho formam as duas articulações distintas que existem dentro do joelho: articulação femorotibial e articulação femoropatelar. A cartilagem que reveste a patela é a cartilagem mais espessa do nosso corpo.

MENISCOS

Existem dois meniscos entre o fêmur e a tíbia na articulação do joelho. Os meniscos são estruturas de fibrocartilagem, com o formato de meia-lua, que fazem a adaptação anatômica entre o fêmur distal e a tíbia proximal. Eles funcionam como amortecedores dentro da articulação do joelho. O joelho é uma articulação de carga que suporta o peso do nosso corpo. Dentro do joelho são os meniscos que recebem boa parte das forças suportadas pela articulação.

LIGAMENTOS

A estabilidade do joelho depende, principalmente, dos seus ligamentos. Ligamentos são estruturas anatômicas fibrosas, pouco elásticas, que unem os ossos de uma articulação. O joelho é estabilizado por quatro ligamentos principais. Dois desses ligamentos são intra-articulares e são chamados de cruzados porque se cruzam entre si. Eles são chamados de ligamento cruzado anterior e ligamento cruzado posterior. Os outros dois ligamentos são extra-articulares e estão localizados nas laterais do joelho. Eles são chamados de ligamento colateral medial e ligamento colateral lateral. Existem ainda os ligamentos patelofemorais, que estabilizam a patela na tróclea femoral, e o ligamento patelar.

MÚSCULOS

A articulação do joelho tem vários músculos que são responsáveis pelos seus movimentos. Os principais músculos são: quadríceps femoral ( vasto medial, vasto intermédio, vasto lateral e reto femoral ), isquiotibiais ( semitendíneo, semimebranáceo e bíceps femoral ), sartório, grácil, sóleo, gastrocêmio e poplíteo. Os músculos glúteo médio e tensor da fáscia lata também fazem parte da articulação do joelho porque formam o trato iliotibial, importante estrutura anatômica da região lateral da articulação.

TENDÕES

A articulação do joelho tem vários tendões. Tendão é a estrutura anatômica responsável por transmitir a força muscular para o osso. Os tendões do joelho são divididos em três grupos: extensores, flexores e rotadores. Os tendões extensores são os tendões do quadríceps femoral e o tendão patelar. Os tendões flexores são os tendões dos músculos isquiotibiais e os tendões do músculo gastrocnêmio. Os tendões rotadores são os tendões da pata de ganso, que é formada pelos tendões dos músculos sartório, grácil e semitendíneo. O trato iliotibial, que é a aponerose dos músculos glúteo médio e tensor da fáscia lata, pode ser considerado como um tendão plano localizado na região lateral do joelho.

JOELHO

BURSAS

Bursas são pequenas bolsas sinoviais localizadas em pontos de fricção dos ossos com tendões, músculos e pele. O joelho tem cerca de 14 bursas. As bursas maiores e mais importantes do joelho são: bursa pré-patelar, bursa infra-patelar, bursa da pata de ganso e bursa do semimembranáceo.

VASCULARIZAÇÃO

O suprimento sanguíneo da articulação do joelho é feito através de várias anastomoses ao redor da articulação. Essas anastomoses são supridas pelos ramos geniculares das artérias femoral e poplítea.

INERVAÇÃO

O suprimento nervoso da articulação do joelho é feito por três principais nervos que cruzam a articulação e seus respectivos ramos. Esses nervos do joelho são: nervo femoral, nervo tibial e nervo fibular comum. Os principais ramos são os nervos geniculares superiores, nervo genicular médio, nervos geniculares inferiores e nervo safeno.

MOVIMENTOS

A flexão e a extensão do joelho são os dois movimentos mais importantes da articulação, mas não são os únicos. A complexa anatomia do joelho permite movimentos rotacionais ( medial e lateral ) e de lateralização ( variação e valgização ) entre o fêmur e a tíbia. Ainda, durante os movimentos de flexão e extensão do joelho, os côndilos femorais rolam e deslizam sobre o platô tibial.