NEURITE SAFENA

NEURITE SAFENA

NEURITE SAFENA é o termo médico usado para descrever a dor resultante da irritação ou compressão do nervo safeno ou seus ramos na região do joelho. A neurite safena é também chamada de GONALGIA PARESTÉSICA.

ERROS DE DIAGNÓSTICO

O conhecimento da patologia é importante porque a neurite safena pode simular várias patologias do joelho e da panturrilha, como lesão meniscal, lesões musculares, tendinite da pata de ganso e artrose.

DOR

O paciente com neurite do nervo safeno sente uma dor contínua, imprecisa, na parte interna do joelho, seguindo o trajeto do nervo safeno nessa região.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da neurite safena é difícil porque ela é desconhecida da maioria dos médicos e pode levar a um diagnóstico errado, principalmente quando os exames mostram a presença de outras patologias que provocam quadro clínico semelhante. Para se fazer o diagnóstico é necessário injetar um anestésico local no ponto mais doloroso, no trajeto do nervo safeno. Se for neurite safena, a dor do paciente alivia imediatamente. Fisiculturistas que tiveram rápida hipertrofia dos músculos da coxa e pacientes que passaram por cirurgia de varizes recentemente podem desenvolver a neurite do nervo safeno.

TRATAMENTO

O tratamento da neurite safena costuma ser conservador, com a dessensibilização do nervo. Casos que não apresentam melhora com o tratamento conservador podem precisar se cirurgia.

WhatsApp
(41) 98824-3384