TENDINITE DA PATA DE GANSO

Tendinite da pata de ganso é uma das causas de dor no joelho. Pata de ganso é o nome, na anatomia, do conjunto de 3 tendões que se inserem juntos na tíbia, na parte interna do joelho, cerca de 5 centímetros abaixo da linha articular. São os tendões dos músculos sartório, grácil e semitendíneo. Esses músculos são flexores e rotadores internos do joelho. A tendinite da pata de ganso, também conhecida como tendinite anserina, é o processo inflamatório que acomete essa região anatômica. No mesmo local existe a bursa anserina, que também costuma inflamar.

PATA DE GANSO

Os tendões dos músculos sartório, grácil e semitendíneo se juntam formando uma estrutura anatômica conhecida como pato de ganso ou, em latim, pes anserinus. A pata de ganso se insere na região proximal e medial da tíbia. A bursa da pata de ganso está localizada entre os três tendões e o ponto de inserção deles na tíbia. Os tendões e a bursa da pata de ganso são frequentemente acometidos por processos inflamatórios. A tendinite da pata de ganso, frequentemente associada à bursite da pata de ganso, é uma das causas mais frequentes de dor na região medial do joelho, principalmente em mulheres com mais de 40 anos de idade e corredores de longa distância. Os três músculos que formam a pata de ganso são flexores do joelho e também desempenham papel importante na rotação interna da tíbia e proteção da articulação contra o estresse em valgo.

HISTÓRIA

A primeira descrição da tendinite da pata de ganso foi feita no ano de 1.937 pelo Dr. Eli Moschcowitz, um médico norte-americano da cidade de Nova Iorque. Ele descreveu a patologia como sendo causadora de dor no joelho quase que exclusivamente em mulheres. As pacientes se queixavam de dor na parte medial da tíbia proximal ao subir e descer escadas, levantar de uma cadeira ou agachar. A dor era causada por um processo inflamatório da região da inserção combinada dos tendões dos músculos sartório, grácil e semitendíneo aproximadamente 5 centímetros distal e medialmente à interlinha articular do joelho.

PATA DE GANSO

TENDÃO, TENDINITE E TENDINOSE

Tendão é a estrutura anatômica fibrosa responsável por ligar um músculo ao osso. O local de inserção do tendão no osso é chamado de entese. Um tendão é formado por tecido conjuntivo e sua coloração é esbranquiçada. Tendinite é o processo inflamatório que pode acometer um tendão. Tendinites costumam ser causadas por esforços repetitivos. Uma tendinite, se não for tratada corretamente, pode evoluir para tendinose, que é a degeneração do tendão.

BURSITE DA PATA DE GANSO

A bursa anserina está localizada na região de inserção dos tendões da pata de ganso na tíbia. Os processos inflamatórios envolvendo os tendões da pata de ganso podem também se estender para a bursa anserina e provocar a bursite da pata de ganso.

FATORES PREDISPONENTES

O diabetes parece ser um fator predisponente importante, bem como a artrose no joelho e o sobrepeso corporal. A tendinite da pata de ganso é mais comum em mulheres acima de 40 anos de idade, corredores com desequilíbrio muscular, jogadores de futebol e pacientes com pés planos e/ou joelhos valgos.

CORREDORES

A tendinite da pata de ganso é relativamente comum em corredores, principalmente os de longas distâncias. A falta de alongamento e fortalecimento da musculatura da coxa é um fator predisponente para o desenvolvimento de tendinite na pata de ganso nesses atletas.

TENDINITE PATA DE GANSO

QUADRO CLÍNICO

O paciente com tendinite da pata de ganso sente dor na parte interna do joelho, na região proximal da tíbia, um pouco abaixo da interlinha articular. Eventualmente pode haver um pequeno inchaço no local. A dor piora se o local é comprimido, o paciente corre ou sobe e desce escadas.

A tendinite da pata de ganso é melhor identificada no exame de ressonância magnética do joelho. Esse exame é fundamental para o diagnóstico. O quadro clínico da tendinite pode ser confundido com várias outras patologias do joelho como uma lesão do menisco medial, lesão do ligamento colateral medial, artrose do compartimento medial, radiculopatia L3-L4 e lesão óssea subcondral tibial medial. Edema ósseo tibial medial, comum em pacientes com artrose no joelho, provoca sintomas muito parecidos com a tendinite da pata de ganso.

O tratamento costuma ser conservador, com medicamentos anti-inflamatórios, repouso e fisioterapia. O alongamento e o fortalecimento muscular é muito importante para evitar a recidiva do processo. A infiltração local com anti-inflamatórios e PRP pode ser útil em alguns casos.