LESÕES DO JOELHO NO FUTEBOL

LESÕES DO JOELHO NO FUTEBOL

O futebol é um dos esportes mais praticados no mundo. Por ser um esporte de contato, o número de lesões é significativo. O joelho é a articulação mais envolvida nas lesões do futebol. As mulheres se lesionam duas vezes mais do que os homens.

ARTICULAÇÃO COMPLEXA

O joelho é uma articulação anatômica e biomecanicamente complexa. Por ser o centro de uma alavanca, que suporta o peso do corpo, naturalmente é muito solicitado durante a prática do futebol devido aos movimentos próprios do esporte.

ESTATÍSTICA DAS LESÕES

Um estudo feito na Alemanha verificou que 35% das lesões nos joelhos de futebolistas são machucados pequenos e sem maior importância como contusões, escoriações e entorses simples. Mas cerca de 15% são lesões graves, afetando estruturas importantes como ligamentos, meniscos e a cartilagem. No grupo das lesões graves o ligamento cruzado anterior ( LCA ) é o mais afetado, correspondendo a 45% das lesões. Depois vêm as lesões dos meniscos ( 30% ), ligamento colateral medial ( 15% ) e outras estruturas ( 10% ). A quase totalidade das lesões graves precisa de tratamento com cirurgia.

EVITANDO AS LESÕES

Todos os estudos mostram que a prática do futebol está associada a um grande número de lesões nos joelhos. A melhor maneira de evitar essas lesões seria não jogar futebol. Mas como essa possibilidade está descartada, a alternativa é manter um bom preparo físico, principalmente dos membros inferiores, para que as lesões, quando acontecerem, não sejam tão graves.

WhatsApp
(41) 98824-3384