JOELHO VARO E JOELHO VALGO

Joelho varo e joelho valgo são termos médicos usados para denominar os desvios do alinhamento articular do joelho. O alinhamento do joelho é muito importante para a sua fisiologia. Algumas pessoas, devido a diferentes fatores, podem apresentar a articulação do joelho desalinhada. O desalinhamento articular do joelho é um dos principais fatores mecânicos para a degeneração da cartilagem articular, processo conhecido como artrose.

JOELHO VARO

Joelho varo, também conhecido como geno varo, é o nome que se dá ao joelho que tem a respectiva perna desviada para dentro. No paciente com joelhos varos os joelhos estão mais afastados e os tornozelos estão mais próximos. As pernas de quem tem os joelhos varos se parecem com as pernas de um cowboy.

JOELHO VALGO

Joelho valgo, também conhecido como geno valgo, é o nome que se dá ao joelho que tem a respectiva perna desviada para fora. No paciente com joelhos valgos os joelhos estão mais próximos e os tornozelos estão mais afastados. As pernas de quem tem os joelhos valgos se parecem com um X ou uma tesoura.

ALINHAMENTO DO JOELHO

O alinhamento do joelho pode ser medido ao se determinar os eixos mecânico e anatômicos do membro inferior em uma radiografia panorâmica. A relação entre esses eixos permite classificar o alinhamento do joelho como neutro, varo ou valgo.

GENO VALGO E GENO VARO

EIXO VERTICAL

O eixo vertical é a linha imaginária que divide o nosso corpo em metades direita e esquerda. Em uma radiografia panorâmica dos membros inferiores, o eixo vertical passa pela sínfise púbica e se estende distalmente entre os membros inferiores. O eixo vertical é usado como referência para determinação dos outros eixos.

EIXO MECÂNICO

O eixo mecânico do membro inferior, que é o seu eixo de carga, é formado pela linha que une o centro da cabeça do fêmur ao centro da articulação do tornozelo. Essa linha, num joelho normal, passa pelo compartimento medial da articulação.

EIXOS ANATÔMICOS

Os eixos anatômicos do membro inferior são formados pelas linhas traçadas nos eixos longitudinais das diáfises do fêmur e da tíbia. Essas duas linhas se encontram no joelho e a interseção entre elas forma um ângulo de 7 graus, que é o valgismo fisiológico do joelho.

JOELHO VARO E JOELHO VALGO - EIXOS

ARTROSE

Joelho varo e joelho valgo são fatores predisponentes para o desenvolvimento da artrose, que é o desgaste da cartilagem. Alterações nos eixos mecânico e anatômicos do joelho têm como consequência uma sobrecarga mecânica nos compartimentos medial ou lateral da articulação que estressam mecanicamente o tecido condral. Joelho varo predispõe ao desenvolvimento de artrose no compartimento medial e joelho valgo predispõe ao desenvolvimento de artrose no compartimento lateral.

ARTROPLASTIA

A artroplastia do joelho, também conhecida como cirurgia de prótese de joelho, é a cirurgia para substituição da articulação quando ela está severamente comprometida pela artrose. Na cirurgia de artroplastia o cirurgião restabelece o alinhamento do joelho artrósico corrigindo os eixos que foram alterados pela doença.

DESALINHAMENTO CONSTITUCIONAL

A maioria das pessoas têm alinhamento neutro do joelho. Pequenos graus de varismo ou valgismo podem ser considerados normais. O joelho varo ou valgo pode ser constitucional e não representa, necessariamente, um problema médico. O joelho varo e/ou o joelho valgo constitucional são caracterizados por pequenos desvios do alinhamento que não aumenta com o passar do tempo. Os joelhos que apresentam desalinhamento constitucional são estáveis, simétricos e assintomáticos.

CAUSAS DE JOELHO VARO E DE JOELHO VALGO

O joelho varo e o joelho valgo podem ter várias causas. A causa constitucional é a mais comum. Existem famílias em que quase todas as pessoas apresentam varismo ou valgismo constitucional dos joelhos. Artrose, sequela de fraturas, lesões ligamentares e doenças ósseas infantis também podem causar o desalinhamento do joelho.