TENDINITES DO JOELHO

TENDINITES DO JOELHO

TENDINITE é o termo médico que significa inflamação em um tendão. Os tendões são estruturas fibrosas, esbranquiçadas, não-contráteis, formadas por tecido conjuntivo. Eles ligam as extremidades dos músculos aos ossos. Um tendão pode inflamar se sofrer um traumatismo ou for muito solicitado. O joelho pode ser acometido por diferentes tipos de tendinite porque tendões de grandes grupos musculares cruzam ou se inserem na região da articulação, permitindo os seus diferentes movimentos. A dor é o principal sintoma de tendinite. Quadros inflamatórios mais intensos podem até impedir a prática de atividades físicas ou esportes. Abaixo eu descrevo os 7 tipos de tendinite que mais acometem o joelho.

TENDINITE PATELAR

Processos inflamatórios podem acometer o tendão patelar porque ele é um dos tendões mais solicitados no nosso corpo, principalmente durante atividades esportivas. A TENDINITE PATELAR também é conhecida como JOELHO DO SALTADOR.

TENDINITE QUADRICIPITAL

Processos inflamatórios podem acometer o tendão do quadríceps porque ele é um tendão muito solicitado, principalmente durante atividades esportivas. A TENDINITE QUADRICIPITAL é comum em corredores de velocidade e atletas de esportes que tenham chutes e saltos ( futebol, basquetebol, voleibol, etc… ).

TENDINITE DA PATA DE GANSO

PATA DE GANSO é o nome, na anatomia, do conjunto de 3 tendões que se inserem juntos na tíbia, na parte interna do joelho, cerca de 5cm abaixo da linha articular. São os tendões dos músculos sartório, grácil e semitendíneo. Esses músculos são flexores e rotadores internos do joelho. A TENDINITE DA PATA DE GANSO, também conhecida como TENDINITE ANSERINA, é o processo inflamatório que acomete essa região anatômica. No mesmo local existe a bursa anserina, que também costuma inflamar.

SÍNDROME DO TRATO ILIOTIBIAL

O trato iliotibial ( TIT ) é a espessa e larga aponeurose conjunta dos músculos tensor da fáscia lata e glúteo máximo. Ele está localizado na face lateral da coxa, estendendo-se da crista ilíaca e da espinha ilíaca ântero-superior até o tubérculo lateral da tíbia ( tubérculo de Gerdy ). O trato iliotibial é um importante estabilizador do joelho. A SÍNDROME DO TRATO ILIOTIBIAL ( STIT ) é um processo inflamatório que acontece na região lateral do joelho. O trato iliotibial desenvolve um processo de inflamação devido ao atrito repetitivo com o côndilo lateral do fêmur.

TENDINITE

TENDINITE DO BÍCEPS FEMORAL

Processos inflamatórios podem acometer o tendão do bíceps femoral porque ele é um tendão bastante solicitado, principalmente durante algumas atividades esportivas. A TENDINITE DO BÍCEPS FEMORAL é comum em corredores e ciclistas. O processo inflamatório se desenvolve pela repetição do movimento de flexão e extensão do joelho e é mais fácil de acontecer quando a musculatura não está devidamente alongada.

TENDINITE DO SEMIMEMBRANÁCEO

Processos inflamatórios podem acometer o tendão do músculo semimembranáceo porque ele é um tendão bastante solicitado, principalmente durante algumas atividades esportivas. A TENDINITE DO SEMIMEMBRANÁCEO é comum em atletas corredores de meia idade. O processo inflamatório se desenvolve pela repetição do movimento de flexão e extensão do joelho e é mais fácil de acontecer quando a musculatura não está devidamente alongada.

TENDINITE DO POPLÍTEO

Processos inflamatórios podem acometer o tendão do músculo poplíteo porque ele é um tendão bastante solicitado, principalmente durante algumas atividades esportivas. A TENDINITE DO POPLÍTEO é comum em atletas corredores de longa distância. O processo inflamatório se desenvolve pela repetição do movimento de flexão e extensão do joelho e é mais fácil de acontecer quando a musculatura não está devidamente alongada.

WhatsApp
(41) 98824-3384
Cadastro
Agendamento