SÍNDROME DO TRATO ILIOTIBIAL

SÍNDROME DO TRATO ILIOTIBIAL

A SÍNDROME DO TRATO ILIOTIBIAL, também conhecida como JOELHO DO CORREDOR, é uma lesão bastante comum na Medicina Esportiva e acomete principalmente corredores e ciclistas.

TRATO ILIOTIBIAL

O trato iliotibial ( TIT ) é a espessa e larga aponeurose conjunta dos músculos tensor da fáscia lata e glúteo máximo. Ele está localizado na face lateral da coxa, estendendo-se da crista ilíaca e da espinha ilíaca ântero-superior até o tubérculo lateral da tíbia ( tubérculo de Gerdy ). O trato iliotibial é um importante estabilizador do joelho.

SÍNDROME DO TRATO ILIOTIBIAL

A síndrome do trato iliotibial ( STIT ) é um processo inflamatório que acontece na região lateral do joelho. O trato iliotibial desenvolve um processo de inflamação devido ao atrito repetitivo com o côndilo lateral do fêmur.

ETIOLOGIA

A síndrome do trato iliotibial é comum em corredores e ciclistas devido aos movimentos repetitivos de flexão e extensão do joelho ao correr ou pedalar. Desequilíbrios musculares, como o encurtamento da musculatura lateral da coxa, e o varismo do joelho contribuem para o aparecimento da inflamação.

DOR NO JOELHO

O principal sintoma da síndrome do trato iliotibial é a dor localizada na parte lateral do joelho, na região do côndilo do fêmur. O local fica bastante sensível. Nas fases avançadas correr e pedalar provocam muita dor no joelho. A dor tende a aumentar se a lesão não for diagnosticada e tratada no seu começo.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da síndrome do trato iliotibial pode ser feito pelo exame de Ressonância Magnética do joelho.

TRATAMENTO

O tratamento costuma ser conservador, com diminuição ou parada temporária das atividades físicas, anti-inflamatórios e fisioterapia. Exercícios para o alongamento da musculatura lateral da coxa são muito importantes. Lesões extensas podem melhorar com a infiltração de corticoides, Botox® e PRP.

ESPECIALISTA

Não é normal o joelho doer. Um MÉDICO ORTOPEDISTA ESPECIALISTA EM JOELHO deverá ser consultado sempre que se sentir dor no joelho. Lesões diagnosticadas e tratadas no seu início têm melhor prognóstico.

WhatsApp
(41) 98824-3384