JOELHO DO CORREDOR

JOELHO DO CORREDOR

Joelho do corredor, também conhecido como dor patelofemoral, é uma queixa bastante frequente entre os praticantes de corridas. Mas esse tipo de queixa não é exclusividade dos corredores. Qualquer pessoa pode desenvolver dor patelofemoral se praticar atividades físicas que estressam repetidamente a articulação do joelho. O que caracteriza o joelho do corredor é a dor referida na frente e ao redor da patela do joelho.

JOELHO DO CORREDOR

Joelho do corredor, em inglês runner`s knee, é uma expressão americana usada para descrever a dor, referida pelos praticantes de diversas atividades físicas, na frente e ao redor da patela, o osso móvel localizado na frente do joelho. O joelho do corredor é também conhecido como dor patelofemoral ou síndrome patelar dolorosa. Esse tipo de queixa é mais comum nos praticantes de corridas, daí o nome joelho do corredor. O nome joelho do corredor engloba várias condições que causam dor na frente do joelho nos praticantes de atividades físicas. Condromalácia patelar, síndrome do trato iliotibial, tendinite patelar, tendinite quadricipital, hoffite, tendinose patelar, plica sinovial e bursite pré-patelar são as patologias mais comuns enquadradas sobre o nome genérico de joelho do corredor. As mulheres são mais afetadas por esse tipo de dor do que os homens, especialmente as mulheres de meia-idade. Pessoas com peso corporal acima do ideal também costumam desenvolver joelho do corredor quando praticam atividades físicas.

FATORES PREDISPONENTES

Existem vários fatores predisponentes para o desenvolvimento do joelho do corredor. A sobrecarga articular pelo excesso de atividades físicas é o fator número um. Sobrepeso, desalinhamento patelar, musculatura fraca, musculatura encurtada e traumatismos patelares prévios são os outros fatores predisponentes mais comuns.

JOELHO CORREDOR

SINTOMAS

O principal sintoma do joelho do corredor é a dor na frente e ao redor da patela. A dor não é localizada. Ela é difusa. A dor é exacerbada pela prática de atividades físicas, subir e descer escadas, agachar e ajoelhar. Um pequeno inchaço e rangidos podem estar presentes juntamente com a dor.

DIAGNÓSTICO

O joelho do corredor é diagnosticado pelo exame físico do joelho e por exames de imagem. A ressonância magnética do joelho é o melhor exame de imagem para se diagnosticar a causa da dor patelofemoral.

TRATAMENTO

O tratamento do joelho do corredor será dirigido à patologia que foi diagnosticada. Na grande maioria das vezes o tratamento é conservador, com repouso, medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia. A cirurgia só é indicada nos casos onde os tratamentos conservadores falham.

PREVENÇÃO

Manter o peso corporal dentro da faixa de normalidade, alongar e aquecer os músculos do joelho antes de começar as atividades físicas, alongar os músculos do joelho depois das atividades físicas, manter a musculatura do joelho fortalecida, aumentar gradualmente a intensidade das atividades físicas, usar tênis adequados e evitar o exagero dos exercícios ajuda a evitar o joelho do corredor.

ESPECIALISTA

Não é normal sentir dor no joelho durante a prática de atividades físicas. Na presença desse sintoma um médico ortopedista especialista em joelho deve ser consultado para diagnosticar a causa da dor e dar início ao tratamento correto do problema.