TENDINITE QUADRICIPITAL

Tendinite é o termo médico que significa inflamação em um tendão. Os tendões são estruturas fibrosas, esbranquiçadas, não-contráteis, formadas por tecido conjuntivo. Eles ligam as extremidades dos músculos aos ossos. Um tendão pode inflamar se sofrer um traumatismo ou for muito solicitado.

TENDÃO DO QUADRÍCEPS

O tendão quadricipital é o tendão do músculo quadríceps femoral, o músculo localizado na região anterior da coxa. Ele une o músculo à patela. O quadríceps femoral é o músculo mais forte do nosso corpo. Ele é formado por 4 ventres, que são os músculos vasto medial, vasto intermédio, vasto lateral e reto da coxa. O quadríceps é um potente flexor da coxa e extensor do joelho. O tendão quadricipital faz parte do mecanismo extensor do joelho.

TENDINITE QUADRICIPITAL

Processos inflamatórios podem acometer o tendão do quadríceps porque ele é um tendão muito solicitado, principalmente durante atividades esportivas. A tendinite quadricipital é comum em corredores de velocidade e atletas de esportes que tenham chutes e saltos ( futebol, basquetebol, voleibol, etc… ).

A tendinite quadricipital começa com uma pequena dor, localizada no polo superior da patela, que vai aumentando com o passar do tempo se não for diagnosticada e tratada corretamente. A dor aumenta com atividades que sobrecarregam os joelhos, principalmente agachar, saltar e usar escadas. A palpação do tendão inflamado também aumenta a dor. Em casos avançados, onde há degeneração do tecido tendíneo, o tendão pode até se romper.

O diagnóstico da tendinite quadricipital pode ser feito pelo exame de ressonância magnética do joelho.

O tratamento da tendinite quadricipital costuma ser conservador, com medicamentos anti-inflamatórios, fisioterapia e repouso. Casos avançados podem precisar de cirurgia.