LESÃO CONDRAL

Lesão condral é o termo médico para se referir ao comprometimento estrutural do tecido cartilaginoso dentro de uma articulação sinovial. Lesão condral significa lesão na cartilagem. No joelho existe cartilagem revestindo o fêmur, a tíbia e a patela. As lesões condrais do joelho são bastante comuns e variam desde um pequeno defeito focal até a doença degenerativa avançada da cartilagem conhecida como artrose. O diagnóstico de uma lesão condral é feito através do exame de ressonância magnética, que é o exame indicado para avaliar com precisão a cartilagem do joelho. A expressão lesão condral é frequentemente encontrada nos laudos de exames de ressonância magnética do joelho. O tratamento das lesões condrais pode ser conservador ou cirúrgico, dependendo da idade do paciente, dos sintomas e do tamanho da lesão.

LESÃO CONDRAL

Lesão condral é a lesão da cartilagem, o tecido branco e brilhante que reveste os ossos que se articulam dentro de uma articulação sinovial. No joelho existe cartilagem revestindo o fêmur, a tíbia e a patela. É a cartilagem que permite os movimentos entre os ossos que se articulam com o mínimo de atrito. Cerca de 10% das pessoas com mais de 40 anos de idade apresentam uma lesão condral sintomática no joelho. Lesões condrais podem estar presentes em pessoas de todas as idades. Traumatismos, sobrecarga articular crônica e doenças são as causas mais comuns de uma lesão condral. Forças de impacto acima de 24 Mpa ( megapascal – unidade de pressão ) rompem a estrutura da cartilagem sadia. O grande problema das lesões condrais é que elas não se curam. O tecido cartilaginoso é um tecido histológico muito delicado que não tem capacidade de regeneração. Lesões condrais costumam ser irreversíveis, não têm cura espontânea e tendem a piorar com o passar do tempo. Uma lesão condral costuma evoluir para artrose. Osteocondrite dissecante, condromalácia patelar e artrose são as lesões condrais mais diagnosticadas no joelho.

CARTILAGEM NÃO SE REGENERA

A cartilagem é um tecido histológico muito delicado que apresenta características fisiológicas próprias que fazem com que ela não tenha capacidade de regeneração. Uma lesão condral não se regenera, exceto em crianças pequenas em idade de crescimento ósseo. Ao contrário da maioria dos tecidos do nosso corpo, a cartilagem não possui vasos sanguíneos, ou seja, ela não é vascularizada. Não ter vascularização torna a capacidade regenerativa da cartilagem bastante limitada, quase nula. Além de não ser vascularizada, a cartilagem possui muito poucas células. Essas células, chamadas de condrócitos, têm um metabolismo muito lento e uma capacidade bastante limitada de produzir nova matriz para reparar uma lesão condral. Lesões condrais costumam ser irreversíveis.

LESÃO CONDRAL DO JOELHO

CLASSIFICAÇÃO

Existem várias classificações para as lesões condrais. A classificação da ICRS ( International Cartilage Regeneration & Joint Preservation Society ) é uma das mais usadas. Essa classificação divide as lesões condrais em 4 graus. Grau I é a lesão superficial. Grau II é a lesão que compromete até 50% da espessura da cartilagem. Grau III é a lesão que compromete mais de 50% da espessura da cartilagem. Grau IV é a lesão condral mais grave, que é caracterizada pela exposição do osso subcondral.

CLASSIFICAÇÃO DAS LESÕES CONDRAIS

Os sintomas mais comuns de uma lesão condral no joelho são dor, inchaço, estalos, rangidos e falseios. A dor costuma ser mais intensa quando o paciente anda, usa escadas, sai da posição sentada, agacha e ajoelha. O joelho com lesão condral costuma estar quase sempre inchado. O inchaço será maior ou menor dependendo dos esforços que o paciente faz com o joelho no dia a dia. Estalos e rangidos quando se movimenta o joelho quase sempre têm relação com a presença de uma lesão condral.

LESÃO CONDRAL JOELHO

O diagnóstico de uma lesão condral é feito pelo exame físico do joelho e pelo exame de ressonância magnética. A ressonância magnética é o melhor exame de imagem para avaliação da cartilagem. Na ressonância magnética é possível ver a cartilagem do joelho com bastante definição. Existe uma sequência especial do exame de ressonância magnética, chamada de cartigrama, que é específica para avaliar a integridade da cartilagem articular. Num cartigrama a cartilagem é mapeada com diferentes cores que evidenciam as mudanças na ultraestrutura condral.

ÁCIDO HIALURÔNICO PARA LESÃO CONDRAL

Lesões condrais no joelho de crianças podem ser tratadas com imobilização da articulação. Essas lesões geralmente cicatrizam nas crianças que ainda estão na fase de crescimento ósseo. Em adultos o tratamento das lesões condrais dependerá do tamanho da lesão e dos sintomas. O melhor tratamento conservador é a viscossuplementação, que consiste em aplicações de ácido hialurônico no joelho para evitar que a lesão aumente rapidamente de tamanho e diminuir os sintomas. Lesões maiores podem precisar de tratamento cirúrgico. A condroplastia, a cirurgia de microfraturas e a artroplastia são os procedimentos cirúrgicos mais comuns.