RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DO JOELHO

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DO JOELHO

A ressonância magnética ( RNM ) é o exame mais importante para a avaliação das patologias e lesões articulares que acometem a complexa articulação do joelho. É um exame de imagem no qual podemos visualizar, com muita definição, todas as estruturas anatômicas que formam o joelho. As imagens dos equipamentos mais modernos são muito definidas, com altíssima resolução, permitindo ao médico ortopedista um diagnóstico bastante preciso do problema que acomete o joelho do seu paciente. Apesar de ser o exame mais importante para estudar o joelho, a ressonância magnética nem sempre está disponível. O equipamento e o exame custam caro e são poucos os hospitais, clínicas e consultórios de ortopedia que disponibilizam a ressonância magnética para os seus pacientes.

CAMPO MAGNÉTICO

O exame de ressonância magnética é feito sem radiação ionizante como o RX e a tomografia. O equipamento de ressonância forma as imagens a partir de campos magnéticos e ondas de rádio, que são inofensivos para o corpo humano.

INDICAÇÕES

A ressonância magnética do joelho costuma ser solicitada pelo médico ortopedista para esclarecer quadros de traumatismos, dor, inchaço, falseios, crepitações e tumorações.

DIAGNÓSTICOS COMUNS

Os diagnósticos mais comuns do exame de ressonância magnética do joelho são: lesão meniscal, lesão do ligamento cruzado anterior, condromalácia patelar e artrose. Tendinites, bursites, sinovite, cisto de Baker, Hoffite, lesões condrais e identificação de corpos livres também são diagnósticos comuns.

RESSONÂNCIA COM CONTRASTE

Apesar de não ser comum no estudo do joelho, existe a possibilidade do exame de ressonância magnética do joelho ser feito com um contraste. Gadolíneo é injetado por via endovenosa no paciente. O gadolíneo amplia a intensidade do sinal de estruturas vascularizadas e é importante na avaliação de processos inflamatórios e tumorais.

ARTRO-RESSONÂNCIA

A artro-ressonância magnética do joelho ( artro-RNM ) é outra modalidade de exame de ressonância magnética onde também é usado contraste. Na artro-ressonância magnética do joelho o contraste é injetado diretamente na articulação. O exame é importante para estudar a cápsula articular, lesões condrais, lesões ósseas e lesões ligamentares.

DURAÇÃO DO EXAME

A duração do exame de ressonância magnética do joelho depende muito do equipamento que está sendo usado. O tempo do exame costuma durar entre 15 e 30 minutos.

PREPARAÇÃO

Normalmente não há necessidade de preparação para o exame simples de ressonância magnética do joelho.

EXAME DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DO JOELHO

CONTRA-INDICAÇÕES

Pacientes com implantes eletrônicos não podem fazer o exame de ressonância magnética. Marca-passo cardíaco e marca-passo cerebral, por exemplo, contraindicam a realização do exame. Os campos magnéticos e as ondas de rádio do equipamento de ressonância podem desregular os implantes eletrônicos. Aparelhos ortodônticos, piercings, tatuagens, maquiagem definitiva, aparelhos auditivos e implantes oculares também podem contraindicar o exame.

IMPLANTES METÁLICOS

Implantes metálicos como próteses, placas, parafusos e clips podem distorcer as imagens do exame de ressonância magnética do joelho, principalmente quando os implantes estão muito próximos à cavidade articular.

SEDAÇÃO

Muitas pessoas têm claustrofobia, crise de ansiedade e/ou crise de pânico e podem não conseguir fazer o exame de ressonância magnética do joelho. Pessoas com genufobia podem não conseguir expor o joelho e pessoas com tripanofobia podem ficar aterrorizadas com a possibilidade de injeções para fazer o exame. Nesses casos o exame poderá ser feito, para conforto do paciente, com sedação.

CUSTO DO EXAME

O exame de ressonância magnética é relativamente caro quando comparado com exames mais simples como RX, ecografia, cintilografia e tomografia.