RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DO JOELHO
A ressonância magnética ( RNM ) é o exame mais importante para a avaliação das patologias e lesões articulares que acometem a complexa articulação do joelho. É um exame de imagem no qual podemos visualizar, com muita definição, todas as estruturas anatômicas que formam o joelho. As imagens dos equipamentos mais modernos são muito definidas, com altíssima resolução, permitindo ao médico ortopedista um diagnóstico bastante preciso do problema que acomete o joelho do seu paciente. Apesar de ser o exame mais importante para estudar o joelho, a ressonância magnética nem sempre está disponível. O equipamento e o exame custam caro e são poucos os hospitais, clínicas e consultórios de ortopedia que disponibilizam a ressonância magnética para os seus pacientes.
CAMPO MAGNÉTICO
O exame de ressonância magnética é feito sem radiação ionizante como o RX e a tomografia. O equipamento de ressonância forma as imagens a partir de campos magnéticos e ondas de rádio, que são inofensivos para o corpo humano.
INDICAÇÕES
A ressonância magnética do joelho costuma ser solicitada pelo médico ortopedista para esclarecer quadros de traumatismos, dor, inchaço, falseios, crepitações e tumorações.
DIAGNÓSTICOS COMUNS
Os diagnósticos mais comuns do exame de ressonância magnética do joelho são: lesão meniscal, lesão do ligamento cruzado anterior, condromalácia patelar e artrose. Tendinites, bursites, sinovite, cisto de Baker, Hoffite, lesões condrais e identificação de corpos livres também são diagnósticos comuns.
RESSONÂNCIA COM CONTRASTE
Apesar de não ser comum no estudo do joelho, existe a possibilidade do exame de ressonância magnética do joelho ser feito com um contraste. Gadolíneo é injetado por via endovenosa no paciente. O gadolíneo amplia a intensidade do sinal de estruturas vascularizadas e é importante na avaliação de processos inflamatórios e tumorais.
ARTRO-RESSONÂNCIA
A artro-ressonância magnética do joelho ( artro-RNM ) é outra modalidade de exame de ressonância magnética onde também é usado contraste. Na artro-ressonância magnética do joelho o contraste é injetado diretamente na articulação. O exame é importante para estudar a cápsula articular, lesões condrais, lesões ósseas e lesões ligamentares.
CARTIGRAMA
Cartigrama é uma sequência do exame de ressonância magnética usada para avaliação da integridade da cartilagem articular. No cartigrama a cartilagem é mapeada com diferentes cores que evidenciam mudanças sutis na ultraestrutura condral. Essas mudanças estruturais da cartilagem costumam não ser visíveis na escala de cor cinza do exame convencional. Não há necessidade do uso de injeção de contraste para se obter o cartigrama do joelho.
DURAÇÃO DO EXAME
A duração do exame de ressonância magnética do joelho depende muito do equipamento que está sendo usado. O tempo do exame costuma durar entre 15 e 30 minutos.
PREPARAÇÃO
Normalmente não há necessidade de preparação para o exame simples de ressonância magnética do joelho.
CONTRA-INDICAÇÕES
Pacientes com implantes eletrônicos não podem fazer o exame de ressonância magnética. Marca-passo cardíaco e marca-passo cerebral, por exemplo, contraindicam a realização do exame. Os campos magnéticos e as ondas de rádio do equipamento de ressonância podem desregular os implantes eletrônicos. Aparelhos ortodônticos, piercings, tatuagens, maquiagem definitiva, aparelhos auditivos e implantes oculares também podem contraindicar o exame.
IMPLANTES METÁLICOS
Implantes metálicos como próteses, placas, parafusos e clips podem distorcer as imagens do exame de ressonância magnética do joelho, principalmente quando os implantes estão muito próximos à cavidade articular.
SEDAÇÃO
Muitas pessoas têm claustrofobia, crise de ansiedade e/ou crise de pânico e podem não conseguir fazer o exame de ressonância magnética do joelho. Pessoas com genufobia podem não conseguir expor o joelho e pessoas com tripanofobia podem ficar aterrorizadas com a possibilidade de injeções para fazer o exame. Nesses casos o exame poderá ser feito, para conforto do paciente, com sedação.
CUSTO DO EXAME
O exame de ressonância magnética é relativamente caro quando comparado com exames mais simples como RX, ecografia, cintilografia e tomografia.