CÂNCER

CÂNCER NO JOELHO

Câncer, ou tumor maligno, é o nome que se dá às doenças caracterizadas pelo crescimento desordenado das células, que podem invadir os tecidos adjacentes ou órgãos à distância ( metástases ). São doenças que são agressivas localmente, podem se espalhar pelo corpo e até levar o paciente à morte. Apesar de raro, o câncer no joelho existe. Ele pode ser primário, ou seja, ter origem no próprio joelho, ou pode ser secundário, quando no joelho se desenvolvem metástases de tumores malignos localizados à distância, em outros órgãos. Os tumores primários de mama, pulmão, próstata, rim e tireóide são os que mais provocam metástases nos ossos. APESAR DE RARO, OS TUMORES ÓSSEOS PRIMÁRIOS COSTUMAM TER ORIGEM NA REGIÃO DO JOELHO.

TIPOS

Os tumores malignos no joelho podem ter origem em qualquer um dos tecidos que fazem parte da articulação. Eles são divididos em tumores que afetam a parte óssea e os tumores que afetam as partes moles.

TUMORES ÓSSEOS

Os tumores ósseos mais comuns na região do joelho são: osteossarcoma, sarcoma de Ewing, condrossarcoma e as metástases ósseas.

TUMORES DE PARTES MOLES

Os tumores envolvendo partes moles mais comuns na região do joelho são: sarcoma sinovial, lipossarcoma e sarcoma pleomórfico.

METÁSTASE ÓSSEA

Metástases ósseas normalmente não têm cura, pois surgem num estado muito avançado do câncer primário.

SINTOMAS

Dor no joelho que piora à noite, inchaço, rigidez articular, derrame articular ( água no joelho ), joelho quente, mancar para andar e fratura espontânea ( fratura patológica ) são os sintomas mais comuns de câncer no joelho. Por esse motivo, QUALQUER PESSOA COM DOR OU INCHAÇO NO JOELHO DEVE CONSULTAR UM MÉDICO ESPECIALISTA. O joelho precisa ser examinado e submetido a exames para se diagnosticar a causa da dor e do inchaço.

EXAMES

RX, ressonância magnética e cintilografia óssea são os exames solicitados para avaliação do joelho com suspeita de câncer.

TRATAMENTO

O tratamento dos cânceres no joelho depende de inúmeros fatores que serão analisados pelo ortopedista oncológico, que é o médico especialista que deve ser consultado quando existe câncer no joelho.

WhatsApp
(41) 98824-3384