JOELHO INFLAMADO

JOELHO QUENTE

A articulação do joelho costuma ficar quente quando existe um processo inflamatório articular ou periarticular, que pode ser causado por uma lesão, infecção, doença inflamatória, tumor ou cirurgia. O calor no joelho pode estar associado com outros sintomas como vermelhidão, dor, rigidez articular e inchaço. O padrão de manifestação do calor no joelho depende da causa que o provoca. Para o diagnóstico da causa do joelho quente podem ser necessários exames de imagem, exames de sangue e análise do líquido sinovial aspirado do espaço intra-articular. O tratamento é focado na causa do processo inflamatório. Um médico especialista em joelho deve sempre ser consultado.

TEMPERATURA

A temperatura do nosso corpo, em condições normais, quando medida na axila, varia de 35,4 a 37,2 graus Celsius. O joelho estará quente quando a temperatura da articulação estiver mais alta do que a temperatura medida na axila. Na maioria das vezes não há necessidade de um termômetro para fazer a medida. Basta comparar a temperatura entre os joelhos.

CAUSAS

Traumatismos, doenças infecciosas e doenças reumáticas costumam ser as causas principais do joelho ficar quente. O joelho recém-operado também costuma ficar mais quente durante a fase de recuperação da cirurgia.

TRAUMATISMOS

Traumatismos envolvendo o joelho são comuns, principalmente durante a prática de esportes. Todos os traumas sofridos pelo joelho podem deixar a articulação quente. Os traumas mais comuns do joelho são: fraturas, luxação da patela, entorses, lesão do ligamento cruzado anterior ( LCA ), lesões meniscais e lesões tendíneas.

DOENÇAS INFECCIOSAS

Inúmeras doenças infecciosas podem acometer o joelho, deixando a articulação inflamada e, consequentemente, quente. Algumas dessas infecções não são muito comuns, mas acontecem. As principais infecções que acometem o joelho são: artrite séptica, doença de Lyme, celulite, osteomielite, artrite reativa, artrite gonocócica e febre reumática.

JOELHO QUENTE

DOENÇAS REUMÁTICAS

Doenças reumáticas podem afetar o joelho, provocando dor crônica e inflamação. O joelho costuma ficar quente. As doenças reumáticas podem estar associadas à idade, uso repetitivo da articulação e doenças autoimunes. As patologias reumáticas que mais afetam o joelho e deixam a articulação inflamada e quente são: artrose, gota, condrocalcinose, artrite reumatóide, polimialgia reumática, artrite psoriática e artrite idiopática juvenil.

TUMORES

Tumores podem se desenvolver na região do joelho. Tumores benignos, como o cisto de Baker, e tumores malignos, como o osteossarcoma, são exemplos de tumores diagnosticados no joelho. Um tumor maligno é chamado de câncer. Apesar de raros, tumores ósseos malignos primários costumam ter origem na região do joelho. A temperatura do joelho com um tumor costuma ser mais elevada do que a temperatura do resto do corpo.

CIRURGIAS

Durante o período pós-operatório, principalmente nos primeiros dias depois de uma cirurgia, o joelho costuma ficar quente. Há um aumento natural da vascularização para que as estruturas cicatrizem. O especialista sabe que a fase inicial da cicatrização passou quando a temperatura do joelho operado se iguala à temperatura do joelho não operado.

TRATAMENTO

O tratamento do joelho quente é direcionado para a causa do problema. Um médico ortopedista especialista em joelho deve sempre ser consultado nesses casos.

WhatsApp
(41) 98824-3384
Cadastro
Agendamento