ARTRITE REATIVA NO JOELHO

Artrite reativa no joelho é o processo inflamatório que acomete a articulação após uma infecção em outra parte do corpo. As infecções que costumam causar a artrite reativa são geralmente gastrointestinais ou genitourinárias. O agente infeccioso causador da infecção não é encontrado na articulação inflamada. A artrite reativa antigamente era chamada de Síndrome de Reiter.

ARTRITE REATIVA NO JOELHO

Artrite reativa no joelho é o processo inflamatório articular que se manifesta após um quadro infeccioso bacteriano à distância envolvendo o sistema gastrointestinal ou o sistema genitourinário. A artrite reativa é uma artrite pós-infecciosa e a bactéria causadora da infecção inicial não é isolada no joelho inflamado. Uma diarreia, uma infecção urinária ou uma doença sexualmente transmissível pode ser seguida de um quadro inflamatório no joelho. As bactérias causadoras de infecções intestinais que podem causar a artrite reativa são: Shigella, Salmonella, Clostridioides difficile, Yersinia e Campylobacter. Em relação às infecções genitourinárias, a bactéria que mais causa artrite reativa é a Chlamydia trachomatis. A artrite reativa era chamada no passado de Síndrome de Reiter. A artrite reativa acomete indivíduos com predisposição genética. Os anticorpos criados pelo organismo do paciente para combater a infecção gastrointestinal ou genitourinária acabam combatendo a articulação do joelho, causando um quadro de artrite. Na grande maioria das vezes a artrite reativa no joelho não causa complicações graves e os sintomas desaparecem após algum tempo.

A artrite reativa se manifesta no joelho com dor, inchaço, rigidez, vermelhidão e calor local. Os tendões e ligamentos do joelho também podem ser acometidos pelo processo inflamatório. Além dos sintomas articulares, podem ser encontrados sintomas gastrointestinais como diarreia e sintomas genitourinários como dor ao urinar e corrimento. Mas o mais comum é o paciente procurar atendimento médico para tratar a inflamação no joelho quando a infecção inicial já não é mais sintomática.

O diagnóstico da artrite reativa envolvendo o joelho é feito clinicamente. Não existem exames específicos para se diagnosticar esse tipo de artrite. A história clínica do paciente é muito importante para o diagnóstico. Infecções gastrointestinais ou genitourinárias recentes devem alertar o médico ortopedista para a possibilidade de uma artrite reativa. Exames de imagem, exames de sangue e análise do líquido sinovial são solicitados para auxiliar no diagnóstico da artrite. A ressonância magnética é o exame de imagem mais importante para avaliação do joelho inflamado.

O tratamento do joelho com artrite reativa é feito com medicamentos anti-inflamatórios e repouso da articulação. O tratamento costuma ter bons resultados e a inflamação se resolve num curto período de tempo.