REMÉDIO PARA DOR NO JOELHO

REMÉDIO PARA DOR NO JOELHO

Qual é o melhor remédio para dor no joelho? E qual é o melhor anti-inflamatório para dor no joelho? Dor no joelho é uma queixa bastante frequente nos consultórios de médicos ortopedistas e muitas pessoas procuram saber sobre os remédios mais indicados pelos especialistas para dor no joelho. Mas, antes de tomar um remédio para dor no joelho, é necessário diagnosticar a causa da dor. Lesões e centenas de doenças podem causar dor no joelho. Só tomar um remédio para dor não é suficiente. É preciso conhecer a causa da dor. Diminuir a dor com medicamentos, sem tratar a sua causa, pode piorar a situação.

REMÉDIO PARA DOR NO JOELHO

Existem muitos remédios que podem ser usados para diminuir a dor no joelho. O remédio que o médico prescreverá para o paciente com dor no joelho dependerá do diagnóstico da causa da dor. O remédio indicado para a dor de uma contusão, por exemplo, é diferente do remédio indicado para a dor da artrose ou de uma doença reumática. Analgésicos, anti-inflamatórios, corticóides, opióides, relaxantes musculares e fitoterápicos são os grupos de remédios mais prescritos pelos médicos ortopedistas para o tratamento da dor no joelho. Os remédios para dor no joelho podem ser administrados por diferentes vias. A mais comum é a via oral, que serve para a ingestão de comprimidos, drágeas, cápsulas, xaropes, suspensões orais e gotas. Sprays, pomadas, géis e cremes são remédios de uso tópico, que são aplicados diretamente na pele. A via parenteral é a forma de administração para os remédios injetáveis.

ANALGÉSICOS

Os medicamentos analgésicos mais comuns para dor no joelho são: ácido acetilsalicílico, paracetamol e dipirona. Esses medicamentos são os analgésicos mais consumidos no mundo. O ácido acetilsalicílico tem efeito anti-inflamatório, mas em baixas dosagens é considerado um analgésico simples.

ANTI-INFLAMATÓRIOS

Os medicamentos anti-inflamatórios mais comuns para dor no joelho são: diclofenaco, nimesulida, ibuprofeno, cetoprofeno, piroxicam, meloxicam, tenoxicam, naproxeno, aceclofenaco, trometadol, etodolaco, indometacina, rofecoxib, parecoxib, celecoxibe, etoricoxibe, ácido tranexâmico, ácido mefenâmico, flurbiprofeno, tolmetina, loxoprofeno, diflusinal, sulindac, nabumetona, fenoprofeno e oxaprozin. Esses anti-inflamatórios para dor no joelho têm efeitos analgésico e anti-inflamatório. Anti-inflamatórios diminuem os sintomas dos processos inflamatórios presentes em muitas lesões e doenças do joelho. Esses sintomas são: dor, inchaço, calor local e vermelhidão.

REMÉDIO DOR JOELHO

CORTICÓIDES

Os medicamentos corticóides mais comuns para dor no joelho são: dexametasona, betametasona, triancinolona, prednisona, prednisolona, metilprednisolona e hidrocortisona. Os corticóides são potentes anti-inflamatórios.

OPIÓIDES

Os medicamentos opióides mais comuns para dor no joelho são: tramadol, codeína, morfina, fentanil, metadona, oxicodona, hidrocodona, tapentadol, loperamida e meperidona. Opióides são medicamentos analgésicos e sedativos fortes, que podem causar dependência.

RELAXANTES MUSCULARES

Os medicamentos relaxantes musculares mais comuns para dor no joelho são: tiocolchicosídeo, tizanidina, diazepam, ciclobenzaprina, carisoprodol, baclofeno e orfenadrina. Relaxantes musculares são usados quando a origem da dor no joelho é muscular. Contusões e entorses podem provocar intensas e dolorosas contraturas musculares.

FITOTERÁPICOS

Os medicamentos fitoterápicos mais comuns para dor no joelho são: arnica, cúrcuma, garra do diabo, canela de velho, boswellia, salgueiro, erva baleeira, prímula, erva de São João, cavalinha, unha de gato, linhaça, ipê roxo e sucupira. Esses medicamentos são produzidos a partir de plantas medicinais.

USO TÓPICO

Sprays, pomadas, cremes, géis e emplastros medicamentosos são muito usados no tratamento da dor no joelho. Esses remédios são de uso tópico e podem ser aplicados diretamente no joelho dolorido. A grande maioria pode ser comprada sem receita médica. Mentol, salicilato de metila, cânfora, capsaicina, diclofenaco, ibuprofeno e cetoprofeno são os ingredientes ativos mais comuns desses produtos. O efeito analgésico desses remédios de uso tópico é fraco e são usados nos casos de dor pouco intensa.

INFILTRAÇÃO ARTICULAR

Alguns medicamentos podem ser aplicados diretamente dentro do espaço articular do joelho. Esse procedimento é chamado de infiltração articular. O efeito de diminuir a dor é mais forte quando o medicamento é injetado diretamente no espaço articular. Corticóides e ácido hialurônico são os medicamentos mais aplicados no joelho. A aplicação de ácido hialurônico no joelho é um dos melhores tratamentos para artrose, condromalácia e condropatias.

LESÕES E DOENÇAS

A artrose é a doença que mais acomete o joelho e, consequentemente, é uma das principais causas de dor. Outras causas comuns de dor no joelho são: condromalácia, osteonecrose, doenças reumáticas, lesões meniscais, lesão do ligamento cruzado anterior, corpos livres e plicas sinoviais. Remédios para aliviar a dor no joelho causada por essas doenças estão entre os mais prescritos pelos médicos ortopedistas.

DOR NO JOELHO NÃO É NORMAL

Não é normal sentir dor no joelho e esse sintoma, quando presente, indica que alguma coisa não está bem e que pode existir uma lesão ou doença envolvendo a articulação. Existem também lesões e doenças que acometem outras estruturas, distantes do joelho, e que podem provocar dor irradiada para ele. Problemas na coluna e no quadril, por exemplo, podem causar dor no joelho.

REMÉDIO DOR NO JOELHO

ESPECIALISTA EM JOELHO

Se você está sentindo dor no joelho será necessário, primeiro, diagnosticar a causa da dor. Consulte um médico ortopedista especialista em joelho. O especialista precisa saber de você as características da dor. Depois ele irá examinar o joelho e estudar os exames de imagem para fazer o diagnóstico da causa da dor. RX e a ressonância magnética são os exames solicitados para a avaliação inicial do joelho. Uma vez diagnosticada a causa da dor, o médico especialista indicará o melhor tratamento.

REMÉDIO COM PRESCRIÇÃO MÉDICA

Os remédios são classificados de acordo com o risco que podem oferecer à saúde do paciente. Existem remédios para dor no joelho que podem ser comprados livremente em qualquer farmácia, sem necessidade de receita médica. Existem também remédios mais fortes, controlados, que só são vendidos com a apresentação de uma prescrição feita por um médico. Esses remédios são tarjados. A tarja na caixa pode ser vermelha ou preta. Dependendo do medicamento tarjado a farmácia fará a retenção da receita. Só tome medicamentos prescritos pelo seu médico. Não tome medicamentos por conta própria. Todo medicamento tem efeitos colaterais. O problema que está provocando a dor no joelho pode piorar se não for diagnosticado e tratado corretamente. É comum pacientes com artrose, condromalácia e lesões nos meniscos tomarem medicamentos para aliviar a dor. Ao deixar de procurar um especialista para fazer o tratamento correto, as lesões na cartilagem e nos meniscos estão aumentando.

AUTOMEDICAÇÃO

Automedicar-se é o ato de ingerir remédios por conta própria, visando apenas aliviar os sintomas, sem diagnóstico, prescrição ou acompanhamento médico. Cerca de 30% dos remédios comprados nas farmácias são adquiridos por pessoas que estão se automedicando. A internet ajuda o paciente a procurar um diagnóstico e a tomar remédios por conta própria. O que as pessoas desconhecem é que todos os remédios têm efeitos colaterais e podem causar malefícios à saúde se forem ingeridos de forma errada. Intoxicação, interações medicamentosas, mascaramento de sintomas de doenças graves, reações alérgicas e dependência química, por exemplo, são alguns dos problemas da automedicação. Remédios para dor no joelho devem ser tomados somente com prescrição e depois de uma consulta com um médico ortopedista especialista em joelho.

PLACEBOS

Placebos são substâncias inertes, sem propriedades farmacológicas, que podem produzir efeitos no corpo devido a fatores psicológicos. Vários suplementos indicados para o tratamento de problemas no joelho são placebos. Só funcionam para quem acredita. Os mais conhecidos são: cartilagem de tubarão, condroitina, glucosamina e colágeno. Essas substâncias não têm efeito farmacológico algum na articulação, mas podem aliviar a dor no joelho para as pessoas que acreditam que estão tomando um remédio.