INFILTRAÇÃO DE CORTICÓIDES NO JOELHO

INFILTRAÇÃO DE CORTICÓIDES NO JOELHO

Infiltração é o procedimento médico para a aplicação de um medicamento, com o uso de uma seringa com agulha, diretamente num tecido ou cavidade. A aplicação de medicamentos numa articulação é chamada de INFILTRAÇÃO ARTICULAR. O joelho é a articulação do nosso corpo que mais recebe infiltrações porque trata-se de uma articulação grande e superficial.

MEDICAMENTOS

Analgésicos, anti-inflamatórios, ácido hialurônico e toxina botulínica são os medicamentos mais aplicados no joelho. No grupo dos medicamentos anti-inflamatórios, os corticóides são os mais utilizados.

CORTICÓIDES

Corticóides são medicamentos derivados do hormônio cortisol. Eles têm forte efeito anti-inflamatório e, por esse motivo, são muito usados na Ortopedia e na Medicina Esportiva. Os corticóides mais usados na prática médica são: hidrocortisona, prednisona, triancinolona, betametasona e dexametasona. Eles se diferenciam entre si quanto à potência do seu efeito anti-inflamatório em relação ao cortisol.

INDICAÇÕES

Corticóides costumam ser aplicados em joelhos com artrose. Também são muito usados em joelhos com sinovite devido a doenças reumáticas. Os corticóides diminuem a inflamação e a dor e têm efeito mais rápido, mais intenso e mais duradouro do que os medicamentos tomados por via oral. Os efeitos da infiltração de corticóides no joelho podem durar até 6 meses.

CUIDADOS

Doses elevadas de corticóides dentro de uma articulação podem ter efeito condrotóxico. Por esse motivo as infiltrações de corticóides no joelho devem ser feitas por médicos especialistas, que conhecem os medicamentos, as dosagens e a frequência correta das aplicações. Existem corticóides específicos para uso intra-articular.

WhatsApp
(41) 98824-3384
Cadastro
Agendamento