PLICA SINOVIAL JOELHO

PLICA SINOVIAL NO JOELHO

As paredes internas do nosso joelho são revestidas por uma membrana chamada sinóvia. Essa membrana, responsável principalmente pela produção do líquido sinovial ( o líquido transparente e amarelado que lubrifica e nutre a cartilagem ), possui várias pregas – ou dobras – chamadas de plicas sinoviais. Essas plicas são normais, são encontradas em todos os joelhos, e se projetam para dentro da cavidade articular. Elas são remanescentes do desenvolvimento embriológico do joelho e não apresentam função. As três plicas mais comuns encontradas nos joelhos são: a plica infra-patelar ( também chamada de ligamento mucoso ), a plica supra-patelar e a plica médio-patelar. A plica que mais apresenta problemas é a plica médio-patelar. As plicas são normalmente assintomáticas, mas podem começar a incomodar em algumas situações: traumatismos do joelho, atividades físicas repetitivas ( corrida e ciclismo, por exemplo ) e hipertrofia sinovial devido a doenças. O diagnóstico da presença de uma plica hipertrofiada é feito no exame de ressonância magnética.

PLICA SINOVIAL

Plicas sinoviais no joelho são muito comuns. Cerca de 10% das pessoas apresentam plicas sinoviais nos seus joelhos. A grande maioria é assintomática e assim permanecerão por toda a vida. Em cirurgias artroscópicas do joelho os cirurgiões rotineiramente identificam plicas sinoviais. Uma plica sinovial se torna sintomática quando é machucada e se torna inflamada. Traumatismos diretos, entorses, flexão e extensão repetitivas, luxação da patela, corpos livres, sinovite e fraqueza do músculo vasto medial são causas descritas de inflamação das plicas sinoviais do joelho. A plica médio-patelar é a plica que mais se inflama devido à sua localização anatômica.

PLICA SINOVIAL NO JOELHO

DOR E ESTALOS

A plica inflamada e com volume aumentado ( inchada ), se interpõe entre a patela e o fêmur quando o joelho é movimentado e o pinçamento resultante causa a dor. Existem casos de pacientes que não sentem dor, mas percebem um barulho, um estalo, toda vez que esticam e dobram o joelho. Em certos casos o barulho incomoda bastante o paciente.

O diagnóstico de plica sinovial no joelho é feito pelo exame físico do joelho e por exames de imagem. O melhor exame para se identificar uma plica sinovial é a ressonância magnética. Uma plica também pod ser identificada no exame de ecografia.

O tratamento inicial de uma plica sinovial inflamada é conservador. Medicamentos anti-inflamatórios e algumas sessões de fisioterapia podem, em muitos casos, resolver o problema. A infiltração no joelho de corticoesteróides também pode desinflamar a plica irritada. Quando o incômodo é significativo e atrapalha o paciente nas suas atividades diárias ou nas atividades físicas, indicamos a sua ressecção cirúrgica. O procedimento é bastante simples e pode ser feito por artroscopia, dura apenas alguns minutos e resolve definitivamente o problema.