PANCADA NO JOELHO

Pancada no joelho é uma das causas mais frequentes de consulta nos serviços de Ortopedia e Traumatologia ou Medicina Esportiva. Uma pancada no joelho pode resultar em diferentes tipos de lesões, algumas bastante graves. Pancadas no joelho podem acontecer em pessoas de todas as idades e nas mais diversas situações. Esses machucados são bastante comuns nos esportes de contato. No nosso meio, o futebol é o esporte onde as pancadas no joelho são bastante comuns.

PANCADA NO JOELHO

Pancada no joelho é a expressão popular que se refere ao choque, batida ou bordoada sofrida pela articulação do joelho. Em termos médicos, a pancada é chamada de contusão. Pancada no joelho, portanto, é a mesma coisa que contusão no joelho. Uma contusão é um traumatismo direto. Traumatismos diretos são aqueles onde a força é aplicada diretamente no local que sofre a sua ação. Um traumatismo na região anterior do joelho, por exemplo, se refere a uma pancada ou batida que foi aplicada nessa região e que resultou em danos aos tecidos ali localizados.

LESÕES RESULTANTES

Uma pancada no joelho pode provocar várias lesões no local que recebe o impacto. Essas lesões variam em relação ao dano e à sua gravidade dependendo da intensidade da pancada. Os danos resultantes de uma bolada, por exemplo, são muito pequenos quando comparados com os danos de um atropelamento num acidente automobilístico. Uma pancada no joelho pode resultar em nenhum dano aparente, em escoriações, em um ferimento, em um hematoma, em uma rotura muscular, em uma lesão de cartilagem e até mesmo em uma fratura óssea.

CONTUSÃO NO JOELHO

ESPORTES DE CONTATO

Esporte de contato é aquele que requer contato físico entre os praticantes. Judô, karatê, jiu-jitsu, boxe, capoeira, futebol, futsal, futebol americano, handebol, rugby, basquetebol, etc… são esportes de contato. No Brasil o esporte mais praticado é, provavelmente, o futebol. Esse esporte de contato é responsável por um grande número de contusões no joelho.

SINAIS E SINTOMAS

Os sintomas de uma pancada no joelho também dependem da intensidade do traumatismo contundente sofrido pela articulação. Os sintomas mais comuns são: escoriações, ferida, dor, inchaço, equimose, hematoma e deformidade.

PANCADA JOELHO

O diagnóstico das lesões resultantes de uma pancada no joelho é feito pelo exame físico da articulação e também por exames de imagem. RX, ecografia, tomografia e ressonância magnética são os exames de imagem mais comumente solicitados pelos médicos ortopedistas para se diagnosticar os danos causados por uma pancada no joelho.

TRATAMENTO INICIAL

Uma pancada no joelho deve ser tratada, inicialmente, com o protocolo PRICE. PRICE é o acrônimo, em inglês, das seguintes palavras: PROTECTION ( proteção ), REST ( repouso ), ICE ( gelo ), COMPRESSION ( compressão ) e ELEVATION ( elevação ). O joelho que recebeu a pancada deve ficar em repouso. No local da pancada pode ser aplicada uma bolsa de gelo com um pouco de compressão. A compressão também pode ser feita com um enfaixamento do joelho ou com o uso de um tensor para joelho. Elevar o joelho machucado acima do nível do coração evita que ele inche.

COMPRESSA DE GELO E COMPRESSA QUENTE

COMPRESSA DE GELO OU COMPRESSA QUENTE?

Uma dúvida bastante comum das pessoas com contusão no joelho é sobre a aplicação no local machucado de compressa de gelo ou compressa quente. Antigamente se dizia que no local contundido deveria ser aplicada compressa de gelo por 24 horas e depois poderia se fazer compressas quentes. Os protocolos modernos de Medicina Esportiva preconizam a aplicação de gelo sempre, mesmo vários dias depois da contusão. Como o joelho é uma articulação grande, as compressas geladas podem ser feitas por até 30 minutos, respeitando-se o intervalo mínimo de duas horas entre as aplicações.

QUANDO PROCURAR O MÉDICO?

O paciente que recebeu uma pancada no joelho deve procurar atendimento médico na presença dos seguintes sintomas: dor muito intensa, inchaço grande, sangramento devido a ferimento, incapacidade de movimentar o joelho e incapacidade de pisar com a perna do joelho contundido. Esses sintomas indicam que a pancada no joelho não foi uma simples contusão e que lesões mais graves podem estar presentes.