LESÕES DO JOELHO NO FUTSAL

LESÕES DO JOELHO NO FUTSAL

O futebol de salão, ou futsal, é um esporte que vem se desenvolvendo muito nos últimos anos e já é um dos esportes mais praticados no Brasil. O jogo consiste na adaptação do futebol para ser jogado em uma quadra esportiva por dois times de cinco jogadores. O esporte surgiu nos anos 30 no Uruguai, chegando no Brasil em 1.935. A bola de futsal é menor e mais pesada do que a bola do futebol de campo. A seleção brasileira de futsal é a maior detentora de títulos mundiais, o que facilita a difusão do esporte pelo país.

SOBRECARGA DO JOELHO

O jogo de futsal tem características próprias que facilitam determinadas lesões. A movimentação na quadra tem repetidos movimentos de aceleração e desaceleração, com mudanças rápidas e bruscas de direção, sobrecarregando bastante as estruturas osteomusculares. O joelho, sem dúvida, é a articulação mais exigida na prática do futsal e é também a que mais sofre lesões.

LESÕES

A lesão do ligamento colateral medial é a lesão de joelho mais comum no futsal.  Depois temos a lesão do ligamento cruzado anterior e as lesões dos meniscos. O tratamento da lesão do LCM costuma ser conservador mas as lesões do LCA e meniscos acabam, quase que sempre, precisando de tratamento cirúrgico, afastando o jogador de futsal das quadras por vários meses.

REFORÇO MUSCULAR

Treinamentos específicos de fortalecimento dos músculos dos membros inferiores e de propriocepção ajudam a diminuir as lesões do joelho no futsal.

WhatsApp
(41) 98824-3384