LESÕES DO JOELHO NO JIU JITSU

LESÕES DO JOELHO NO JIU-JITSU

O jiu-jitsu é uma arte marcial de origem japonesa. Utiliza como principais técnicas os golpes de alavancas, torções e pressão para derrubar e dominar o oponente. O uso de alavancas permite que um lutador de compleição física inferior à do seu oponente consiga vencer a luta. No Brasil a prática do jiu-jitsu se tornou famosa por causa da família Gracie, que difundiu o jiu-jitsu não somente dentro do país, mas também no exterior.

LESÕES

As lesões envolvendo os joelhos são muito comuns nos lutadores de jiu-jitsu, principalmente por causa dos movimentos de alavanca e torção. Esses movimentos forçam as estruturas cápsulo-ligamentares da articulação até que elas se rompam.

LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR

A lesão mais comum no joelho do lutador de jiu-jitsu, decorrente de uma torção, é a rotura do ligamento cruzado anterior, ou LCA, que exige tratamento cirúrgico. O atleta precisa ficar afastado dos treinos por vários meses, até que se recupere totalmente. A segunda lesão mais comum é a lesão do ligamento colateral medial ( LCM ). Lesões extensas podem precisar de cirurgia. A terceira lesão mais comum é a rotura do menisco medial, cujo tratamento exige reparo com cirurgia.

PREVENÇÃO

Os lutadores de jiu-jitsu devem ter um bom trabalho de alongamento e reforço dos grupos musculares das pernas para diminuir a gravidade das lesões nos joelhos. Devem também estar atentos para a execução correta dos golpes e evitar o excesso de treinamentos.

ESPECIALISTA

O atleta de jiu-jitsu deve consultar um MÉDICO ORTOPEDISTA ESPECIALISTA EM JOELHO sempre que sentir algum incômodo ou dor nos seus joelhos. Pequenas lesões podem facilmente se agravar se não forem diagnosticadas e tratadas precocemente.

WhatsApp
(41) 98824-3384