LESÕES DO JOELHO NO HANDEBOL

LESÕES DO JOELHO NO HANDEBOL

Handebol é um esporte coletivo, jogado entre duas equipes, que trocam passes de bola com as mãos. O nome da modalidade esportiva vem da língua inglesa: hand = mão + ball = bola. O handebol é um esporte muito popular no mundo, principalmente nos países europeus. O handebol foi criado em 1.919 pelo atleta e professor de educação física alemão Karl Schelenz. No Brasil o handebol é bastante praticado nas escolas. O Brasil é ocupa o 5º em número de atletas federados. A CBH ( Confederação Brasileira de Handebol ) estima que existam mais de 1 milhão de praticantes do esporte no país.

LESÕES

O handebol é um esporte de contato físico e a incidência de lesões musculoesqueléticas é significativa. De acordo com o COI ( Comitê Olímpico Internacional ), o handebol é um dos esportes olímpicos com maior risco de lesões.

JOELHO

O joelho é a articulação mais exigida no handebol. O jogo costuma ter um ritmo de intensidade alto, com muitos saltos, colisões, giros, mudanças rápidas de direção e aterrissagens difíceis, o que expõe o joelho às lesões, que podem ser por traumatismo direto ou indireto.

LIGAMENTOS

As lesões ligamentares do joelho são as lesões mais frequentes nos jogadores de handebol. O ligamento cruzado anterior ( LCA ) é o mais lesionado. Atletas do sexo feminino têm uma incidência de lesão do LCA 5 vezes maior do que os atletas do sexo masculino. O tratamento da lesão do LCA costuma ser cirúrgico e o tempo afastado das quadras costuma ser longo porque o período de recuperação e reabilitação do joelho lesionado demora vários meses. O ligamento colateral medial ( LCM ) é a segunda lesão mais frequente no joelho. Depois, em terceiro lugar, temos a tendinite patelar. A tríade terrível de O`Donoghue, que é a associação da lesão do LCA, LCM e menisco medial, acontece com alguma frequência nos handebolistas.

PREVENÇÃO

Os handebolistas devem fazer um bom trabalho de alongamento e reforço dos grupos musculares das pernas para diminuir a incidência e gravidade das lesões nos joelhos.

ESPECIALISTA

O atleta jogador de handebol deve consultar um MÉDICO ORTOPEDISTA ESPECIALISTA EM JOELHO sempre que sentir algum incômodo ou dor nos seus joelhos. Pequenas lesões podem facilmente se agravar se não forem diagnosticadas e tratadas precocemente.