TENDINITE PATELAR

TENDINITE é o termo médico que significa inflamação em um tendão. Os tendões são estruturas fibrosas, esbranquiçadas, não-contráteis, formadas por tecido conjuntivo. Eles ligam as extremidades dos músculos aos ossos. Um tendão pode inflamar se sofrer um traumatismo ou for muito solicitado.

TENDÃO PATELAR

O TENDÃO PATELAR, também conhecido como ligamento patelar, é um forte tendão que liga a patela à tíbia na região anterior do joelho. O músculo quadríceps femoral, a patela e o tendão patelar formam o MECANISMO EXTENSOR DO JOELHO.

TENDINITE PATELAR

Processos inflamatórios podem acometer o tendão patelar porque ele é um dos tendões mais solicitados no nosso corpo, principalmente durante atividades esportivas. A TENDINITE PATELAR também é conhecida como JOELHO DO SALTADOR.

A tendinite patelar começa com uma pequena dor, localizada no polo inferior da patela e no próprio tendão patelar, que vai aumentando com o passar do tempo se não for diagnosticada e tratada corretamente. A dor aumenta com atividades que sobrecarregam os joelhos, principalmente agachar, saltar e usar escadas. A palpação do tendão inflamado também aumenta a dor.

O diagnóstico da tendinite patelar pode ser feito pelo exame de Ressonância Magnética do joelho.

O tratamento da tendinite patelar costuma ser conservador, com medicamentos anti-inflamatórios, fisioterapia e repouso. Casos avançados podem precisar de cirurgia.