DOENCA DE SINDING-LARSEN-JOHANSSON

DOENÇA DE SINDING-LARSEN-JOHANSSON

A DOENÇA DE SINDING-LARSEN-JOHANSSON é um processo inflamatório que acomete o tendão patelar na sua origem no polo inferior da patela. Acomete crianças e adolescentes fisicamente ativos, sendo mais comum entre os 10 e 13 anos de idade. No adulto a patologia equivalente é a tendinite patelar.

INFLAMAÇÃO

O processo inflamatório no tendão patelar acontece por excesso de tração no polo inferior da patela, que provoca microavulsões ósseas. A inflamação, se não for tratada corretamente, pode se tornar crônica.

ESPORTES

Crianças que praticam patinação, voleibol, handebol, futebol e basquetebol são as mais suscetíveis para desenvolver a patologia.

DOR

A dor no local inflamado costuma ser intensa e prejudica as atividades físicas da criança. O quadro álgico aumenta quando o paciente usa escadas, pula, agacha ou ajoelha.

EXAME

O exame de ressonância magnética do joelho é fundamental para o diagnóstico da doença de Sinding-Larsen-Johansson. O exame serve também para descartar outras patologias.

TRATAMENTO

O tratamento da doença de Sinding-Larsen-Johansson costuma ser conservador. O paciente deve se afastar temporariamente das atividades físicas intensas. Medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia são indicados. Processos inflamatórios crônicos e persistentes podem precisar de cirurgia, mas o tratamento cirúrgico é raro nesse tipo de patologia.

WhatsApp
(41) 98824-3384