LESÕES DO JOELHO NO VOLEIBOL

LESÕES DO JOELHO NO VOLEIBOL

O voleibol é um dos esportes mais praticados no Brasil. As seleções brasileiras de voleibol costumam se destacar nos campeonatos mundiais. A incidência de lesões nos joelhos dos voleibolistas é significativa. Depois do tornozelo, o joelho é a articulação que mais sofre lesões nos jogadores de vôlei.

SALTOS

Os saltos, muito frequentes durante o jogo, são os maiores causadores de lesões nos joelhos. Numa partida de vôlei um atleta pode executar mais de uma centena de saltos. As lesões podem acontecer durante o salto propriamente dito ou imediatamente depois da queda de um salto.

TENDINITES

As lesões mais frequentes nos joelhos dos jogadores de voleibol são a tendinite patelar e a tendinite quadricipital. Estudos indicam que o desequilíbrio muscular e o excesso de treinamentos e jogos são os principais fatores para o desenvolvimento dessas lesões.

LCA E MENISCOS

Depois das lesões tendíneas envolvendo o aparelho extensor do joelho, as lesões mais frequentes envolvem o ligamento cruzado anterior e os meniscos. A maioria dessas lesões precisam de tratamento cirúrgico.

REFORÇO MUSCULAR

Treinamentos específicos para o reforço muscular dos membros inferiores e para aumentar a propriocepção ajudam a diminuir a alta incidência de lesões no joelho no voleibol.

WhatsApp
(41) 98824-3384