LESÕES DO JOELHO NO BASQUETEBOL

LESÕES DO JOELHO NO BASQUETEBOL

O basquetebol é um esporte muito dinâmico e de muito contato físico. Os movimentos de correr, saltar e lançar na quadra são constantes, com variações muito rápidas na velocidade e na direção dos movimentos. É um dos esportes onde o joelho é bastante lesionado.

ENTORSES

A incidência de entorses do joelho é muito alta no basquetebol. As lesões cápsulo-ligamentares, que são as lesões causadas pelas entorses, podem demorar vários meses para cicatrizar, afastando o atleta das quadras por um bom tempo.

AFASTAMENTO

O afastamento de um jogador por muito tempo é muito prejudicial para o seu condicionamento físico, desempenho técnico e estado psicológico.

LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR

A lesão do ligamento cruzado anterior ( LCA ) é a lesão ortopédica cirúrgica mais comum no basquetebol. A lesão é causada por uma entorse onde o corpo gira sobre o pé que está firmemente aderido ao piso da quadra.

MENISCOS E TENDINITES

Depois da lesão do LCA, as lesões meniscais e tendinites ao redor do joelho são os machucados mais frequentes. Muitas lesões meniscais precisam de tratamento cirúrgico.

REFORÇO MUSCULAR

Treinamentos específicos para o reforço muscular dos membros inferiores e para aumentar a propriocepção ajudam a diminuir a alta incidência de lesões no joelho no basquetebol.

WhatsApp
(41) 98824-3384