HOFFITE - SÍNDROME DE HOFFA

HOFFITE

Na frente do joelho, atrás do tendão patelar, existe uma estrutura anatômica vascularizada, formada por tecido adiposo, chamada de GORDURA DE HOFFA. A gordura de Hoffa serve como um coxim de amortecimento para a região anterior do joelho e também é responsável pela vascularização da face posterior do tendão patelar.

INFLAMAÇÃO

A gordura de Hoffa pode inflamar em algumas situações, causando o que chamamos de HOFFITE ou SÍNDROME DE HOFFA. A Hoffite é comum em atletas ou pessoas que forçam demais os seus joelhos nas suas atividades físicas e/ou profissionais. Corredores e saltadores são os atletas mais acometidos. Trabalhadores que usam escadas e pedais são os profissionais que mais costumam desenvolver Hoffite no joelho. Encurtamento e fraqueza muscular são comuns nos pacientes que desenvolvem Hoffite.

O paciente com Hoffite sente dor na região anterior do joelho, na área do tendão patelar, que piora com os esforços físicos. A região também fica inchada e bastante sensível ao toque.

O diagnóstico da Hoffite é feito pelo exame de Ressonância Magnética. O exame é importante para identificar a inflamação e a sua extensão. Também é importante para descartar a TENDINITE PATELAR, que tem sintomas bem semelhantes.

O tratamento da Hoffite costuma ser conservador na grande maioria das vezes, com anti-inflamatórios, fisioterapia e repouso. Existe a possibilidade de tratamento cirúrgico, mas é exceção. A cirurgia fica reservada para aqueles casos onde o processo inflamatório é muito extenso e o tratamento conservador falha. A Hoffite, nesses caso, pode ser tratada durante uma ARTROSCOPIA DE JOELHO.